II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

PRÉ-CONCEPÇÕES SOBRE ASTRONOMIA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP PARCEIRAS NO PROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP (CP24)

Autores:

Luiz E. C. Cardoso (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Mônica O. Campos (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Eduardo C. Branco (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Enoque B. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Francisco C. R. Fernandes (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP)

Palavras-chave:

PIBID, Física, Astronomia, questionário-diagnóstico

Um questionário-diagnóstico contendo 16 questões sobre conceitos básicos de Astronomia e sua inter-relação com a disciplina de Física foi aplicado a 201 alunos do Ensino Médio das duas escolas estaduais de São José dos Campos, SP parceiras no subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da UNIVAP. O principal objetivo  da  aplicação  do  questionário  foi  avaliar  a  percepção  dos  alunos  sobre  tais conceitos,  como  parte  da  estratégia  de  implantação  das  atividades  programadas  no programa, iniciadas em 2011. O subprojeto intitulado “O Ensino de Física contextualizado pela Astronomia” visa contribuir para a formação de futuros docentes por meio da vivência com  propostas  metodológicas  inovadoras.  As  respostas  fornecidas  pelos  alunos  foram tabuladas e interpretadas e apontam para um  distanciamento da experimentação e da prática no ensino de Física e Astronomia praticado na  educação pública. Os resultados obtidos a partir da tabulação das respostas dos alunos são apresentados e discutidos neste trabalho.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP24.pdf