II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UMA APLICAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I COM O TEMA ESTRELAS (CP18)

Autores:

Meline Lopes Pinheiro (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)), Vanessa Queiroz1, Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia; Ensino Fundamental; Estrelas; Texto Científico; Texto Literário

Este trabalho tem como objetivo relatar uma estratégia de ensino baseada em uma na proposta diferenciada, utilizando-se da didática para a pedagogia histórico-crítica. Tal estratégia foi utilizada com uma turma de Ensino Fundamental I, quinto ano, antiga quarta série, e consta das seguintes etapas: leitura de um texto literário, apresentação de um desenho animado infantil, leitura de livros paradidáticos (texto científico), pesquisa na Internet. Ao final houve a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Esta metodologia se mostrou efetiva para o trabalho tendo como tema o texto científico e texto literário, os alunos demonstraram bastante interesse e curiosidade ao longo do desenvolvimento da atividade e os resultados finais se mostraram bastante relevantes.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP18.pdf