Autores: Francisco de Assis Nascimento Junior (Programa de Pós Graduação Interunidades do Instituto de Física da USP), Luís Paulo C. Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP) Palavras-chave: ficção científica, histórias em quadrinhos, ensino de astronomia Seguindo o caminho direcionado por Zanetic (1989) e a partir dos trabalhos de Piassi e Pietrocola (2007) sobre o uso da ficção científica no ensino de Ciências, apresentamos uma análise do potencial para uso didático das História em Quadrinhos de ficção científica do século XX e início do século XXI, para uso no ensino de Astronomia. Realizando um estudo sistemático a fim de identificar quais os aspectos da ciência abordados pela narrativa podem ser desenvolvidos em sala de aula pelo professor, o objetivo é possibilitar seu uso como ferramenta capaz de apresentar aos alunos uma visão diferenciada dos conceitos científicos, capaz de oferecer uma melhor compreensão dos mesmos. Como resultado, é possível observar que o objeto de estudo escolhido possibilita a elaboração de discussões analógicas sobre assuntos que variam desde a conquista espacial e a possibilidade de vidas em outros planetas (foco da 1 fase das publicações) até as representações do papel da Ciência na socieldade atual sob um contexto histórico-cultural. (foco da 2 fase identificada nas publicações). Arquivo do Trabalho:
I SNEA – Atas
DA CONQUISTA DO ESPAÇO AOS BURACOS DE MINHOCA: A ASTRONOMIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA (CO8)