I SNEA – Atas

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE ASTRONOMIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO4)

Autores:

Bruno de Andrade Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rodolfo Langhi (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Palavras-chave:

ensino de astronomia, aprendizagem Significativa, histórias em quadrinhos, argumentação

O estudo da Astronomia é registrado nos mais antigos documentos escritos, em monumentos paleolíticos e em pinturas rupestres, porém, nos dias atuais, mesmo com seus conteúdos indicados nos PCN, os alunos terminam o ensino médio sem o conhecimento de muitas questões desta área, contribuindo fortemente para o despreparo do aluno frente ao estudo das ciências e a compreensão do mundo. Apesar da evidência dos benefícios do ensino da Astronomia na Educação Básica, e do apoio ao ensino deste conteúdo através dos PCN e OCNEM, nota-se que os professores, em geral, optam por duas alternativas: preferem não ensinar astronomia ou buscam outras fontes de informações não confiáveis. Dentre os vários temas existentes na Astronomia, optamos pela escolha da Astronomia Observacional, devido seu fator motivacional, histórico e cultural. Associado a contextos de mudanças e inovações constantes no currículo escolar, percebe-se que o trabalho com Astronomia constitui uma importante temática para ser trabalhada no ensino médio. Assim, levantamos as seguintes questões centrais: Como podemos trabalhar esse tipo de tema no ensino médio? Como trabalhar de uma maneira em que os alunos possam se interessar mais por tal tema? E como trabalhar esse tema diferentemente das aulas tradicionais? A partir dessas questões, visamos buscar uma estratégia de ensino para trabalhar esse conteúdo em sala de aula de uma maneira que os alunos tenham uma participação menos passiva em sala. Pensando nisso, utilizaremos a estratégia de elaboração de Histórias em Quadrinhos pelos próprios alunos, durante as aulas de Física, devido à existência do caráter popular das mesmas, além do seu valor didático pedagógico, a ludicidade, os fatores psicolinguísticos e, finalmente, seu aspecto cognitivo, todos influenciando no processo de ensino-aprendizagem. Um levantamento bibliográfico das pesquisas publicadas na literatura da área de Ensino de Ciências e Matemática (área 46 da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que abordam a questão do ensino de Astronomia, apresenta uma lacuna no sentido de se investigar a Aprendizagem Significativa destes conteúdos através desta estratégia diferenciada da produção de Histórias em Quadrinhos em sala de aula. Por isso, nossa pesquisa pretende contribuir neste sentido. Empregaremos uma abordagem qualitativa em nosso estudo, visando a análise dos dados mediante os princípios do padrão argumentativo de Toulmin e suas possíveis contribuições para a Aprendizagem Significativa. Parte do desenvolvimento da coleta de dados com esta amostra ocorrerá durante algumas noites de observação da Lua em sua fase crescente, utilizando o telescópio refrator mundialmente distribuído a partir do internacional da Astronomia (2009), denominado Galileoscópio. A partir destas observações, a amostra será submetida a momentos de reflexão sobre suas concepções acerca do objeto observado, articulando-as com recortes e registros históricos de Galileo Galilei. Seus discursos, além das Histórias em Quadrinhos produzidas, serão registrados para posterior transcrição e análise. Sendo uma continuidade da pesquisa finalizada e validada no trabalho de conclusão de curso, este estudo pretende atingir, como resultados parciais, o apontamento para indícios de uma aprendizagem significativa pelos alunos da amostra acerca de alguns conteúdos específicos da Astronomia Observacional.

Arquivo do Trabalho:

SNEA2011_TCO4