I SNEA – Atas

INTEGRAÇÃO DO QUIZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NUMA DISCIPLINA DE ASTRONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (CO3)

Autores:

Auta Stella de Medeiros Germano (UFRN/Departamento de Física Teórica e Experimental), Silvia Calbo Aroca (UFRN/Departamento de Física Teórica e Experimental), Carlos Eduardo Ferreira Lopes (UFRN/Doutorando em Física), Daniela Maria Cunha(UFRN/Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)

Palavras-chave:

ensino a distância, astronomia, quiz

Apresentamos brevemente o contexto pedagógico da oferta da disciplina de Astronomia para os cursos a distância da UFRN e analisamos os primeiros resultados obtidos com a inserção de questionários online (no formato de quiz) como ferramenta a ser integrada pelos alunos em suas estratégias de estudo. A disciplina de Astronomia faz uso de material impresso produzido especificamente para o Curso. A tutoria presencial e a existência de bibliotecas nos pólos oferecem apoio complementar aos alunos, enquanto os laboratórios de informática viabilizam o uso do ambiente virtual moodleUFRN, onde ocorrem interações a distância sobre disciplina e conteúdos e o acesso a materiais e atividades complementares. As avaliações da disciplina tem evidenciado que apesar do material impresso e da comunicação em página pelos professores buscar evidenciar e problematizar concepções alternativas sobre fenômenos como forma da Terra, fases da Lua e estações do ano, uma proporção significativa de alunos não tem superado dificuldades conceituais com estes temas. Decidimos lançar mão de ferramenta complementar ao fórum, para nos aproximarmos melhor de alguns objetivos da disciplina, assim, optamos por disponibilizar questionários de múltipla escolha online, por aula, como forma do aluno monitorar seus estudos. Nas opções de respostas, muitas questões exploravam concepções alternativas apontadas na literatura, visando evidenciar contradições entre as explicações dos alunos e aspectos problematizados nas aulas. Embora não tenha sido considerada na pontuação da avaliação dos alunos, a ferramenta foi bastante elogiada. Para analisarmos de que forma estava sendo efetivamente integrada às estratégias de aprendizagem dos alunos, fizemos um levantamento estatístico do seu uso e disponibilizamos um questionário de avaliação da ferramenta, no moodle. Os resultados mostraram um uso significativo dos questionários, quando comparamos o número de alunos que fez pelo menos um deles (118), com o número de alunos que fez a primeira prova (153). Entre os que usaram pelo menos uma vez a ferramenta, 52,5% usou quatro ou mais dos seis questionários disponibilizados. Os alunos que avaliaram a ferramenta identificam como contribuições principais dela: ajudar a identificar temas centrais nas aulas; motivar uma leitura mais atenta; proporcionar a auto-avaliação (correção de erros, incentivo à reflexão, e revisão dos métodos de estudos). Entre as expectativas que tínhamos com a introdução da ferramenta, a intensificação da leitura, apontada pelos alunos, é um passo importante a ser utilizado em favor de uma maior criticidade. Contudo, a expectativa de intensificação das interações no ambiente não se confirmou. Ponderamos que variações no uso da ferramenta, por exemplo, na forma de disponibilizar as respostas corretas às questões dos quiz, poderão contribuir para mudar esse aspecto. Temos também em mente que devem ser exploradas estratégias complementares de ensino-aprendizagem, como o uso de fóruns associados não a aulas, como vínhamos adotando, mas a temas específicos; e o uso de softwares, para motivar observações ou simplesmente maior familiaridade com o céu, visto que na análise dos alunos sobre suas estratégias de aprendizagem, mencionam dificuldades de observação devido a nuvens, iluminação excessiva em suas localidades, ou mesmo riscos para saírem a noite.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCO3