I SNEA – Atas

ASTRONOMIA E CULTURA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA (CO29)

Autores:

Vanessa Albuquerque (Mestranda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Clístines Merlucci (Licenciando da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Marta Rodrigues (Licencianda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)

Palavras-chave:

astronomia, cultura, ensino de ciências

Apresentar a ciência como construção humana, histórica e cultural tem sido preocupação dos pesquisadores em ensino de ciências. Acredita-se que estas características poderiam mostrar este saber como mais uma forma de interpretação da realidade, minimizando a supervalorização desse conhecimento em depreciação a outras formas de ver o mundo. A dimensão cultural da Astronomia pode auxiliar neste empreendimento, enquanto forma de: compreender as visões de mundo de povos antigos e outras culturas contemporâneas, conhecer contextos culturais que envolvem a observação e utilização dos fenômenos astronômicos e tomar consciência de seus efeitos sobre a sociedade estudada. Além de evitar uma visão etnocêntrica da compreensão do mundo.

Na perspectiva de traçar um panorama das possíveis contribuições do tema para o ensino, este trabalho traz um estudo da arte de pesquisas relacionadas à Astronomia e Cultura, descrevendo os objetivos e resultados apresentados por tais investigações.

As fontes de busca desta pesquisa foram os artigos publicados na última década nos principais eventos em ensino de ciências (SNEF, EPEF e ENPEC), em periódicos nacionais (A1, A2, B1, B2) da área Ensino de Ciências e Matemática do relatório Qualis – 2010 e outras sete revistas internacionais. Ao todo foram encontrados quatro artigos sobre o tema. Uma quantidade diminuta, visto que tivemos contato com mais de 4800 artigos de revista e 4500 trabalhos publicados em atas de eventos. Considerando este resultado, também trouxemos sete publicações sobre o tema obtidas através de outras fontes. Após leitura intensa das onze pesquisas selecionadas, procuramos agrupá-las em categorias elaboradas a partir da análise dos dados. As categorias revelam os objetivos de cada trabalho: Reconhecimento cultural (compreender a astronomia construída por outras culturas) e Propostas de Ensino (apresentam intervenções relacionadas ao ensino-aprendizagem de temas da Astronomia Cultural no ensino formal e não-formal).

Os trabalhos em Reconhecimento Cultural realizam um movimento de imersão em outra cultura. Procuram desmistificar o caminho unívoco que a construção do conhecimento aparentar ter, servindo potencialmente como fonte de informações sobre aspectos multiculturais e/ou como base para elaboração de propostas educacionais.

Em Proposta de Ensino: Educação formal classificamos os trabalhos que apresentam propostas de ensino interdisciplinares e que compartilham uma abordagem diferenciada, ao estabelecer relações entre astronomia e áreas humanísticas como cultura, mitologia, antropologia, folclore. Estas pesquisas relatam a verificação de uma crescente aprendizagem e estímulo ao conhecimento de temas científicos.

Já em Proposta de Ensino: Educação não-formal agrupamos os trabalhos que apresentam como objetivo a divulgação da astronomia de outras culturas ao grande público, de maneira a promover o respeito pela diversidade cultural a partir de seu reconhecimento e compreensão, em contrapartida à visão etnocentrista que, segundo estes pesquisadores, encontra-se enraizada em nossa sociedade.

A quantidade reduzida de trabalhos sobre Astronomia e Cultura é o principal aspecto para o qual nosso panorama chama a atenção. Tendo em vista as potencialidades percebidas ao longo da análise, evidencia-se a necessidade de desenvolvimento desta área de pesquisa junto ao ensino de Ciências, tanto na documentação do conhecimento astronômico de diversas culturas, quanto para a elaboração de material instrucional na discussão destes temas.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCO29