I SNEA – Atas

CARAVANA ASTRONÔMICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, BRASIL (CO28)

Autores:

Peter Leroy Faria(PUC Minas/ Grupo de Astronomia e Astrofísica – GAIA Museu de Ciências Naturais PUC Minas), Ana Cristina Sanches Diniz(PUC Minas/Educativo Museu de Ciências Naturais PUC Minas)

Palavras-chave:

divulgação da Astronomia, municípios do interior, Minas Gerais

O Projeto “Caravana Astronômica”, aprovado pelo CNPQ e Fapemig, tem a meta de difundir a Astronomia em doze municípios diferentes do interior de Minas Gerais, no período de julho de 2010 a agosto de 2012. Acontece em cidades de Minas Gerais onde o ensino de Astronomia é deficiente ou inexistente. É realizado pelo Grupo de Astronomia e Astrofísica Museu de Ciências Naturais PUC Minas e Centro de Ensino Interativo de Ciências “Experimentário”. Anterior ao evento, são enviadas, por e-mail, para o município, os roteiros e capacidade de atendimento, imagens das atividades, e detalhes sobre a infra-estrutura necessária. Os municípios que recebem a Caravana são responsáveis pela mobilização, hospedagem e alimentação da equipe e fornecem espaço e estrutura necessária para instalação dos equipamentos e desenvolvimento das atividades. São ações da Caravana: (a) Sessões de cúpula em dois planetários; (b) Observação astronômica; (c) Oficinas e demonstrações; (d) Palestras; (e) Apresentação teatral. Ainda são aplicados instrumentos de avaliação do efeito das ações na aprendizagem dos participantes. Até o momento, a Caravana Astronômica esteve nos municípios de Arcos (600 participantes), Serro (1600 pessoas), Pitangui (200 pessoas), Guanhães (1100 participantes), sendo um total de 3500 pessoas. 90% deste público são compostos pela comunidade escolar, sendo a maioria alunos, porém ocorre a participação de professores, funcionários das escolas e pais dos estudantes, além da população em geral. As ações são muito bem aceitas pela população dos municípios e depoimentos de participantes sugerem que o evento aconteça mais vezes por ano e também em mais municípios. Relatos de jovens, antes sem perspectiva profissional, apontam uma mudança de comportamento após a Caravana: “Já sei o que vou ser… astrônomo” ou “… cientista”, e também: “farei vestibular para Física”. Uma breve análise dos mapas de conceitos aponta que ocorre aprendizagem em todas as ações desenvolvidas na Caravana.