I SNEA – Atas

A OPINIÃO PÚBLICA A RESPEITO DO PRIMEIRO POUSO DO HOMEM NA LUA, EM 1969, E O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO26)

Autores:

Wesley Quintiliano Vidigal (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Jheder Francisco Campos (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Fabiano Cipreste de Vargas (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Sérgio Mascarello Bisch (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória)

Palavras-chave:

lua, Astronáutica, ensino de astronomia, pouso na lua

Em 2009, completaram-se 40 anos desde o primeiro pouso do homem na Lua, em 1969. Em virtude deste fato e de a Astronáutica e a exploração do espaço pelo homem despertarem grande interesse junto ao público, sendo um dos temas mais frequentemente abordados nas atividades de ensino e difusão científica promovidas pelo Planetário de Vitória, membros da equipe desta instituição realizaram uma pesquisa sobre a crença do público acerca deste fato marcante: o primeiro pouso do homem na Lua, em 1969. Segundo a experiência da equipe nos atendimentos prestados à população, esse primeiro pouso na Lua desperta uma boa dose de polêmica e ceticismo junto ao público quanto à sua veracidade: muitos, inclusive estudantes universitários, simplesmente não acreditam que o homem tenha sido capaz deste feito em 1969. A pesquisa foi feita com o objetivo de compreender as razões desta descrença e obter subsídios para a elaboração de materiais e estratégias de ensino mais adequadas para tratar do tema, buscando mostrar e aproximar o público o mais possível da visão científica acerca do mesmo. Um dos principais produtos em elaboração é uma sessão de planetário que tem como tema principal a Lua e sua exploração pelo homem.

A coleta de dados foi feita por meio do preenchimento de um questionário contendo oito itens de análise sendo todas perguntas fechadas, e, como finalização – em um campo aberto – foi reservado um espaço para exporem suas justificativas relativas a última (e mais polêmica) pergunta proposta: “Você acredita que o homem foi à Lua em 1969? Por quê?”. A pesquisa foi realizada com seis grupos distintos, totalizando setenta e nove entrevistados, durante o período de julho de 2009 a fevereiro de 2010. Os grupos pesquisados envolveram visitantes do Planetário de Vitória, Observatório Astronômico da UFES e de exposições científicas promovidas por estas instituições, um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio e um turma do Ensino Superior de um curso da UFES.

Dos 79 entrevistados, constatamos que 30 não acreditam no pouso lunar em 1969. A justificativa mais apontada para este fato, representado por 14% dos entrevistados, foi a crença na falta de tecnologia disponível para isso, na época. A conclusão mais importante extraída da pesquisa foi a necessidade de o ensino e divulgação científica da Astronáutica e da Astronomia, de uma maneira geral, ser acompanhado de uma contextualização histórica, que permitam aos estudantes e público em geral compreender as realizações nesta área, e na Ciência, de um modo geral, como uma atividade humana, como o produto de um esforço coletivo e de um contínuo processo de desenvolvimento científico e tecnológico, cuja história também deve ser ensinada e divulgada para que se possa melhor compreender e avaliar suas realizações e resultados. O ensino e divulgação de fatos, produtos e realizações científicas de maneira fragmentada, isolada e descontextualizada parece ser a origem de concepções equivocadas apresentadas por grande parte da amostra pesquisada.

Arquivo do Trabalho:
SNEA2011_TCO26