I SNEA – Atas

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA REGISTRO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE ASTRONOMIA PROMOVIDAS PELO PLANETÁRIO DE VITÓRIA (CO22)

Autores:

Fabiano Cipreste de Vargas (CNPq, Planetário de Vitória), Leila Anunciata Estachiote Santos Talyuli (Prefeitura Municipal de Vitória, Planetário de Vitória), Sergio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo), Diogo Carpanedo do Carmo (Prefeitura Municipal de Vitória, Planetário de Vitória)

Palavras-chave:

ensino, planetário

A expressão “Tecnologias da Informação e Comunicação”, ou TICs, refere-se ao emprego de tecnologias e instrumentos para compartilhar, distribuir e reunir informação, bem como para propiciar a comunicação entre as pessoas,  mediante o uso de computadores e redes de computadores interconectados. Com o objetivo de investigar os limites e possibilidades da utilização de TICs em espaços não-formais dedicados ao ensino de Astronomia, a equipe do Planetário de Vitoria, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), vêm se dedicando a um projeto que visa agilizar e ampliar o processo de avaliação que ocorre nesse ambiente, facilitando a consulta e análise de resultados das atividades de ensino de Astronomia e Ciências promovidas pelo Planetário de Vitoria, servindo também como instrumento de apoio à formação de planetaristas e de aferição da aprendizagem dos alunos. O Portal do Planetário de Vitória, www.planetariodevitoria.org, que se encontra em desenvolvimento, será utilizado como meio pelo qual se dará esse processo.
Um sistema de avaliação das atividades oferecidas pelo Planetário de Vitoria existe ao menos desde 1997, sendo que a partir de 2002 foi dada uma ênfase maior em aspectos pedagógicos. Após cada apresentação, um formulário era apresentado ao educador e ao educando, onde as perguntas eram preenchidas manualmente. Posteriormente, os formulários eram digitados para que os dados pudessem ficar disponíveis para sua utilização. Esse processo, entretanto, sempre apresentou dificuldades, pois o processo de transferência manual dos dados escritos a mão é lento e dispendioso, e nem sempre ocorria. A utilização de TICs tem como objetivo minimizar ou mesmo eliminar esses e outros problemas, além de incluir novas funcionalidades que deverão facilitar e ampliar as possibilidades de avaliação de resultados.
O projeto em andamento tem como objetivo geral a utilização de TICs para agilizar e ampliar a coleta e acesso às informações acerca da execução e resultados das atividades de ensino de Astronomia promovidas pelo Planetário de Vitória.  São seus objetivos específicos: • Universalizar o acesso à informação acerca da execução e resultados das atividades de ensino promovidas pelo Planetário, disponibilizando-a para consulta de educadores das mais diversas instituições públicas e privadas; • Reduzir a utilização de papel, já que o preenchimento dos formulários será feito on-line, no Portal do Planetário; • Disponibilizar, de forma imediata, dados para utilização pelo Planetário de Vitoria, por meio de ferramentas apropriadas para exibição e tratamento das informações; • Utilizar os dados obtidos para treinamento de estagiários e aprimoramento dos serviços desta instituição; • Tornar mais amplo o processo de avaliação das atividades de ensino do Planetário, coletando dados e propiciando a investigação de aspectos como o grau de aprendizagem dos alunos e as dificuldades enfrentadas pelos professores ao ensinar conteúdos de Astronomia e no uso das tecnologias de informação.
A consecução dessa proposta permitirá uma maior agilidade nos serviços oferecidos pelo Planetário de Vitoria, bem como um maior retorno para o aproveitamento das sessões e criação de novas apresentações oficinas e formações.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCO22