I SNEA – Atas

BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: IMPLANTAÇÃO, DIFICULDADES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES (CO15)

Autores:

Paulo Sergio Bretones (DME/UFSCar)

Palavras-chave:

estado da arte, pesquisa educacional, teses e dissertações

O objetivo deste trabalho é discutir a implantação e manutenção do Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia.

Implantado em 2010 e hospedado nos servidores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Banco pode ser acessado pelo endereço:https://www.dme.ufscar.br/btdea

O usuário pode ter acesso à Apresentação, Fontes, Sites de Programas de Pós-graduação, Bancos de Teses e Termo de Autorização e verificar uma tabela/tela com os dados: Ano, Autor, Instituição, Tipo, Título e Arquivo PDF do trabalho. Além disso, podem-se obter Informações com a Referência respectiva com: nome do autor, título, cidade da defesa, instituição, ano, número de páginas, tipo de trabalho e nome do orientador. Também se pode fazer uma pesquisa com estatísticas referentes a número de trabalhos, distribuições anual, por regiões e unidade federativa do Brasil.

Este trabalho discute a implantação da página, o sistema de inserção de dados e sua manutenção no que se refere à busca de teses e dissertações defendidas e dificuldades em localizar autores e obtenção de autorização para disponibilização dos pdfs.

Também é feita uma análise quantitativa da produção de 1973 a 2010 e são discutidas: a distribuição anual e por décadas, o grau de titulação acadêmica, a distribuição por regiões e unidades federativas do país. Além disso, é feita uma distribuição e discussão no que se refere às instituições produtoras.

Como conclusão, são apresentados alguns motivos para o aumento da produção na última década, que se deve ao estabelecimento de Programas de Pós-graduação em certas instituições como UFRGS, UFRN e UNICSUL bem como a produção significativa da USP, UEL e UNESP.

Contudo, ainda restariam outros aspectos a serem analisados em teses e dissertações visando contribuições para a área quanto à identificação de tendências e lacunas na área, como: nível escolar, foco temático e gênero de trabalho acadêmico, estudos estes que poderiam ser realizados em uma possível continuidade do projeto.

Finalmente, é solicitada a ajuda de autores, orientadores, programas de Pós-graduação e demais interessados, para disponibilizar os arquivos PDFs na página do Banco na Internet.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCO15