SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

Comunicações em Painéis


CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Antonio José Mineiro Junior (Universidade Federal de Goiás), Kleyton Pereira Martins da Silva (Universidade Federal de Goiás), Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás)




OBSERVAÇÃO CELESTE A OLHO DESARMADO
Wilson Henrique Tatto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco), Gelson Folle (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco), Tina Andreolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco)




CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO
João Paulo Brito Siqueira (IFNMG/Licenciatura em Ciencias Biologicas) e Victor Peres Silva (UFOP/Mestrado em Ensino de Ciências)




A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Bruno Souza Lima (Universidade de Brasília/Instituto de Física), Alessandra Lisboa da Silva (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação), Marcos Paulo Barbosa (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação)




UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN
Danilo Olimpio de Aquino (UFRN/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) e Ciclamio Leite Barreto (UFRN/Departamento de Física, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)




Desenhos no Céu
Lidia Carla do Nascimento (Universidade Estadual de Goiás), Cleide Sandra Tavares Araujo (Universidade Estadual de Goiás), Igor Lício de Andrade (Universidade Estadual de Goiás), Ana Maria do Nascimento (Escola Municipal João Luiz de Oliveira), Denise Cristina de Sousa Oliveira5 (Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos).




ANÁLISE E PREVISÃO DA ATIVIDADE SOLAR
Marina Cruz (Federal/Engenharia Mecânica/UTFPR), Tina Andreolla (Federal/Física/UTFPR), João Capelesso (Federal/Engenharia Mecânica/UTFPR), Sharlane Maria da Costa (Federal/Engenharia Mecânica/UTFPR)




O USO DO GNOMON NO ESTUDO DA ASTRONOMIA E SUA SIMULAÇÃO EM SALA DE AULA
Heliomárzio Rodrigues Moreira, Mairton Cavalcante Romeu, Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia




O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I
Valéria Alves da Costa (Instituto Federal do Piauí /Física), Karine Ramos dos Santos (Universidade Estadual do Piauí /Pedagogia/), Fabrícia Gomes da Silva (Universidade Estadual do Piauí /Pedagogia/), Emanuel Veras de Souza (Instituto Federal do Piauí /Física), Maria Girlandia de Sousa (Instituto Federal do Piauí /Física)




LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS À PROPULSÃO DE ÁGUA
Tina Andreolla (UTFPR-PB/DAFIS) e Magnun Felipe Maciel (UTFPR/Acadêmico de Engenharia Elétrica)




ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lizangela Maria Almeida da Silva (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/), Gleice Suellen da Rocha Oliveira (Universidade Federal do Pará/Núcleo de Astronomia/), Luís Carlos Bassalo Crispino (Universidade Federal do Pará/Faculdade de Física/), Amâncio Cesar Santos Friaça (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/)




METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO.
Mateus Araujo Bezerra Gamper (Colégio Expressão), Robson Medrado de Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás), Juan Bernardino Marques Barrio (Planetário da Universidade Federal de Goiás)




CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONOMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Fábio Matos Rodrigues (Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP - Bauru, Programa de Pós-graduação em Educação para as Ciências) e Viviane Briccia do Nascimento (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação)




UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D
Leandro Donizete Moraes (Universidade Federal de Alfenas/ Instituto de Ciências Exatas) e Arthur Justiniano Roberto Júnior (Universidade Federal de Alfenas/ Instituto de Ciências Exatas)




COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Robson Medrado de Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás), Mateus Araujo Bezerra Gamper (Colégio expressão), Juan Bernardino Marques Barrio (Planetário da Universidade Federal de Goiás)




PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO
Robson Leone Evangelista (Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo/Coordenadoria de Física) e Sérgio Mascarello Bisch (Departamento de Física/UFES e PPGEnFis/UFES)




RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Victor Teodoro de Souza (Universidade Federal de Goiás) e Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás)




ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
Viviane Magnan Savela (UFRGS/Instituto de Física), Daniela Borges Pavani (UFRGS/Departamento de Astronomia), Carolina Brito (UFRGS/Departamento de Física), Maria Inês Castilho (UFRGS/Instituto de Física/CTBM)




UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR
Alessandro Chicarelli Pereira (Sistema Servita de Educação/Escola Regina Pacis) e Lev Vertchenko (PUC Minas)




ASTRONOMIA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Elizandra Freitas Moraes Borges (Universidade Federal de Goiás/Planetário UFG/IESA) e Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás/Planetário UFG/IESA)




ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Daniel Bruno Vinhal dos Reis (Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG, CEPI Pedro Xavier Teixeira), Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais, Planetário da UFG/Planetário da UFG)




A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA.
Luís Fernando Gomes Fernandes (IFPB/Câmpus Catolé do Rocha) e Alexsandro Pereira Lima (UFERSA/Câmpus Pau dos Ferros)




CONSTRUINDO O DIAGRAMA HR COM O USO DO STELLARIUM NO ENSINO MÉDIO
Maurício Girardi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul /MPEF), Daniela Borges Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul /MPEF), Alan Alves Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Sul /MPEF)




A INFLUÊNCIA DO SOL SOBRE AS FORÇAS DE MARÉS
Eduardo Rocha de Souza (Instituto de Astronomia, Ciências Atmosféricas e Geofísica, Universidade de São Paulo)




UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL
Clara Lúcia F. de Souza (Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG), Alexandra G. da Silva (Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG/Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência), Damiana de Sousa (Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG/ Colégio Claretiano Coração de Maria)




ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS.
Áurea Cristina Pires Marcelino (Colégio Objetivo/Docente) e Leiana Camargo (Universidade Federal do ABC/ Mestranda)




MAPAS CONCEITUAIS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO
Marconi Frank Barros (Secretária de Educação do Estado do Espírito Santo/João Crisóstomo Beleza) e Sérgio Mascarello Bisch (Doutor em Educação, DFis/CCE/UFES e PPGEnFis/UFES)




MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA
Marcelo Antonio Amorim et al.




Software CELESTIA em Parceria com o Observatório SOFIA: Ferramentas de Divulgação e Alfabetização Científica
Marcelo Antonio Amorim (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca/Física), Denes Alves de Farias (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca), Cleyton Fernando Mendes Rufino (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca), Edite Maria dos Anjos (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca)



ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), Jorge Ernesto Horvath (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas)




SIMULADOR DIGITAL DAS LEIS DE KEPLER NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Edriano Carlos Campana (Centro Paula Souza/Etec Comendador João Rays Barra Bonita/SP) e Rodolfo Langhi (Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência/Unesp Bauru)




ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Anderson Giovani Trogello (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho/Formação de Professores), Rodolfo Langhi (UNESP/Física), Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM/Física/) Janer Vilaça (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho/Formação de Professores)




MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariella Patti (UNESP – Bauru - SP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência) e Rodolfo Langhi (UNESP – Bauru - SP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física)




DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA
Rodrigo de Souza (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) e Elysandra Figueredo Cypriano (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas)




UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA
Mateus Benevenutti Moreira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e Aline Tiara Mota (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)




OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Bruno Souza Lima (Universidade de Brasília/Instituto de Física) e Alessandra Lisboa da Silva (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação)




ENSINO DE CONTEÚDOS RELATIVOS À EXOPLANETOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Gustavo Iachel (UEL / Departamento de Física)




OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação), Hanny Angeles Gomide (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação), Thiago Machado Luz (Instituto Federal de Goiás/ Câmpus Itumbiara)




DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE MIDIAS DIGITAIS
Carolina Rothe Mayer (Federal/Engenharia de Computação/UTFPR), Tina Andreolla (Federal/Física/UTFPR), Luísa Teodoro (Federal/Química/UTFPR)




A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA
Michel Corci Batista (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-CM), Fernanda Peres Ramos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-CM), Polonia Altoé Fusinato (Universidade Estadual de Maringá - UEM), Ricardo Francisco Pereira (Universidade Estadual de Maringá - UEM)




A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
Wagner Carvalho Peixoto (Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva /Física) e Arilson Paganotti (IFMG-Congonhas/Física)




O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA
Brendon Sebastião Marcos Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), Maria Girlandia de Sousa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), Valéria Alves da Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), Emanuel Veras de Souza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí)




O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Peter Leroy Faria (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Museu de Ciências Naturais/GAIA) e Renato Augusto de Jesus (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Museu de Ciências Naturais/GAIA)




CARACTERIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE ASTRONOMIA E ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
Renata Cristina de Andrade Oliveira (Universidade de São Paulo - USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG), Elysandra Figueredo Cypriano (Universidade de São Paulo - USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG), Enos Picazzio (Universidade de São Paulo - USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG), Maria Regina S. Iacovelli (Universidade de São Paulo - USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG)




CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO EM GRUPO DE PROFESSORES DE PORTO ALEGRE
Afonso Moresco Zucco (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Física), Daniela Borges Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia), Alan Alves Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia)




A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rachel Zuchi Faria (Planetário Johannes Kepler), Daniel Rutkowski Soler (Planetário Johannes Kepler), Evonir Albrect (Universidade Federal do ABC - UFABC/Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC), Marcos Rogerio Calil (Planetário Johannes Kepler), Marcos Pedroso (Planetário Johannes Kepler), Marilia Rios (Planetário Johannes Kepler)




INVESTIGANDO O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Gabriel Wolter Martell (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Paulo Lima Junior (Universidade de Brasília), Daniela Borges Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)




UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ASTRONOMIA DO HEMISFÉRIO NORTE PARA O HEMISFÉRIO SUL
Telma Cristina Dias Fernandes (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências), Roberto Nardi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências), Nicoletta Lanciano (Università La Sapienza – Roma – Itália / Dipartimento di Matematica)




A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Fabiana Andrade de Oliveira (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Pós-Graduação em Educação para a Ciência) e Rodolfo Langhi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Departamento de Física/ Pós-Graduação em Educação para a Ciência)




PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Fabrizio de Almeida Ribeiro (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Juliana Vasconcelos Braga (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Lídia Carla do Nascimento (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis)




A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Kleyton Pereira Martins da Silva (Universidade Federal de Goiás /Departamento de Pós- Graduação) e Antonio Jose Mineiro Junior (Universidade Federal de Goiás /Departamento de Pós- Graduação)




RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ASTRONOMIA
Isabela Marinho Menezes (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP) e Jose Roberto Nogueira (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP/Departamento de Matemática e Computação)




ASTRONOMIA NA ESCOLA
Isabela Marinho Menezes (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP) e Angel Fidel Vilche Pena (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP /Departamento de Física/)




VOLTA AO MUNDO EM 80 CARTÕES
Wanderley Marcílio Veronez (Colégio SESI Irati), Avanilde Polak (Colégio SESI Irati), Marcelo Emilio (Universidade Estadual de Ponta Grossa)




O USO DA ASTROFOTOGRAFIA PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA: TÉCNICA E METODOLOGIA
Laura Neves do Amaral(Universidade Federal do Rio Grande), João Rodrigo Souza Leão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Fabrício Ferrari (Universidade Federal do Rio Grande)




ASTROFÍSICA: CIÊNCIA E CULTURA NA TERCEIRA IDADE
Guilherme Bruxel (UFRGS/Departamento de Física) e Alan Alves Brito (UFRGS/Departamento de Astronomia)




OS PRIMEIROS 7 ANOS DO OBSERVATÓRIO SOFIA: GÊNESE, OBSERVAÇÕES, DIVULGAÇÃO, ASTROFOTOGRAFIA E IMPACTO
João Rodrigo Souza Leão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Leandro Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Laura Amaral (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), Fabrício Ferrari (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) e Leonardo Henrique de Brito Jr. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)




DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DO PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS
Juliana V. Braga (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis),Fabrizio de A. Ribeiro (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Lídia C. do Nascimento (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis) , Ana Maria V. de Souza (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Greifell S. de Oliveira (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Humberto C. Neves (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Roberto C. Brant (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis)




A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Maria Vieira de Souza (Coordenação do Núcleo de Divulgação e Popularização da Ciência. SEMECT&I da Prefeitura Municipal de Anápolis), Fabrizio de Almeida Ribeiro (Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação-SEMECT&I da Prefeitura Municipal de Anápolis), Humberto de Carvalho Neves (SEMECT&I da Prefeitura Municipal de Anápolis), Luciane Puglisi Marreto (SEMECT&I)




PROJETO ERATÓSTENES BRASIL 2010 A 2015
Samanta Ferreira Silva Antonio (Graduanda de Bacharelado em Física e bolsista do Observatório Didático de Astronomia da UNESP), Heloisa Alves Di Raimo (Graduanda de Bacharelado em Física e bolsista do Observatório Didático de Astronomia da UNESP), Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru, coordenador do Projeto Eratóstenes no Brasil, Apoio: PTIC&T/FPTI-BR; PROEX-UNESP; CNPq)




EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA
Érika Kênia Sales Pereira (Universidade Federal De Goiás)



CONCEPÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR DE ESTUDANTES DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE VITÓRIA, ES
Estevão Prezentino Sant'Anna (UFES/DFIS/PPGEMFIS) e Sérgio Mascarello Bisch (UFES/DFIS/PPGEMFIS)



ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS
Maria José Ribeiro de Sá (IFMA - Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Cleydson Wallace Castro da Silva (IFMA - Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Antonio Gomes Guajajara (UFG - Universidade Federal do Goiás/ Curso de Licenciatura Intercultural), Daniela de Sousa Cortez (IFMA - Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Rivelino Cunha Vilela (IFMA - Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Silvia Lilian Lima Chagas (IFMA - Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Uelber de Carvalho Farias (IFMA - Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física)



O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: RELATO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL
Ellen Regina Romero Barbosa (Graduanda em Física Licenciatura/UFMS/Instituto de Física), Paula Santos Orofino (Graduanda em Física Licenciatura/UFMS/Instituto de Física), Hamilton Perez Soares Corrêa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física)



O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Tomás Parussolo Alves dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e Aline Tiara Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro



ASTRONOMIA CULTURAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODELOS
Flaubert Meira Rocha Lacerda (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/Mestrado Profissional Ensino de Astronomia)


CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software