SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

PROPOSTA DE METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA APLICADA AOS ALUNOS DO PIBID-FÍSICA/UNICENTRO (TCP62)

Autores: 

Camila Maria Sitko(Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento de Física), Ricardo Yoshimitsu Miyahara(Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento de Física)

Palavras-Chave: 

Ensino; Astronomia; Material didático; metodologia.

A educação em Astronomia no Brasil possui várias falhas. Entre elas, está a falta de incentivo pela popularização midiática, pois nota-se claramente um grande descrédito por parte da mídia sobre descobertas e demais assuntos envolvendo a Ciência. Num país onde não há esse tipo de motivação, e ainda contando com a mesma falha em sala de aula, obviamente, os cidadãos em geral não terão interesse pelo tema, e dessa forma, sairão de sua formação básica com conhecimentos totalmente fragmentados, sem entender o Universo em que vivem. Baseando-se nessa classe de problemas, foi criada a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), para motivar alunos e professores a se dedicarem aos estudos de Astronomia. Os participantes do PIBID-Física/UNICENTRO, são frequentemente requisitados para auxílio nas escolas públicas para a OBA Entretanto, sua visão sobre o tema também é falha. Visando um apoio a esses acadêmicos nessa área, foi proposta uma atividade, na qual, primeiramente cada integrante pesquisou sobre um tema de Astronomia pré-selecionado, dos quais possuíam dificuldades de compreensão, para apresentá-lo a todos os membros do grupo. O material apresentado, após correções, já pôde ser utilizado para auxiliar os alunos das escolas públicas na preparação para a prova de 2014. A segunda parte da atividade, em andamento, consiste na confecção de um capítulo de livro, por cada acadêmico, a partir  de seu tema selecionado, incluindo exercícios da OBA; o objetivo da proposta é que esse material sirva de apoio aos acadêmicos, para auxílio nas escolas, tanto quanto à OBA, quanto em qualquer outra atividade relacionada à Astronomia, pois será um material de fácil entendimento, didático, e tratará sobre vários assuntos da área. É esperado que possamos publicar esse material como uma “cartilha” de suporte aos acadêmicos e aos alunos da rede pública da região, objetivando despertar seu interesse pelo estudo da Astronomia.
 

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software