SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

PROJETO DE EXTENSÃO ASTRONOMIA PARA TODOS: ASTRONOMIA INTEGRANDO FAMILIA, ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE (TCP59)

Autores: 

Aline Sasso(Federal/Química/UTFPR), Tina Andreolla(Federal/Física/UTFPR), Rafael Magalhães(Federal/Engenharia da Computação/UTFPR), Léo Vitor Peron(Federal/Técnico em Agrimensura/UTFPR)

Palavras-Chave: 

Astronomia; Extensão; Interdisciplinaridade; Educação.

O presente trabalho apresenta o projeto de extensão intitulado “Astronomia para Todos”. O mesmo é desenvolvido junto aos alunos das instituições de ensino de Pato Branco e as demais cidades do Sudoeste do estado do Paraná. É desenvolvido pelo Grupo de Estudo e pesquisa em Astronomia – GEAstro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus de Pato Branco e tem como finalidade, além de incentivar o gosto pelas ciências, levar o conhecimento sobre Astronomia e suas implicações no dia a dia, desmistificando alguns assuntos e ampliando o esclarecimento da comunidade interna e externa no que diz respeito ao mundo que os cerca e do qual se tem tanta curiosidade.
O presente projeto envolve a comunidade acadêmica e externa da Universidade, as escolas públicas, privadas (trabalha com alunos desde a educação infantil até aos do último ano do ensino médio), e outras instituições de ensino superior. Durante a realização das atividades pode ser observada a interação entre profissionais da Astronomia e das outras áreas de conhecimento, em todos os níveis de ensino com o intuito de ajuda-los a entender fenômenos básicos destas ciências, uma vez que pais, professores e alunos participam das atividades propostas no projeto. Tais atividades englobam: lançamento de foguetes didáticos; maquete sobre aquecimento global; cinema em Astronomia; oficinas que trabalham volume e distâncias dos planetas em escalas; fases da Lua; observação com e sem auxilio de telescópios; entre outras, sempre levando em conta as especificações de cada participante. Nas oficinas são disponibilizados materiais didáticos e fazem-se sugestões de atividades práticas com a intenção de trabalhar gradualmente os conceitos básicos da Astronomia, contestas erros básicos da Astronomia encontrados em livros didáticos e na mídia, visa o incentivo a realização de observações diurnas e noturnas bem como o manuseio de experimentos didáticos de baixo custo.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software