SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

A NARRATIVA DOS MITOS ASSOCIADOS ÀS CONSTELAÇÕES COMO FORMA DE ENRIQUECER A APRENDIZAGEM NAS SESSÕES DO PLANETÁRIO DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA PUC MINAS (TCP18)

Autores: 

Bruno da Silva Fabio Eugênio(Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Gabriel Arthur da Silva Duarte(Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Gabriela da Silva Araújo(Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais)

Palavras-Chave: 

Mitologia; constelações; ensino de astronomia.

Esta é uma abordagem do ensino das constelações clássicas ocidentais, através da apresentação dos mitos gregos associados a elas. Este trabalho é desenvolvido no planetário do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. A ideia central é proporcionar a interpretação e compreensão de fenômenos astronômicos através do estudo dos mitos gregos associados, já que eles trazem um interessante elo com a Astronomia, dando formas e encantamento a nossa percepção do céu. O trabalho é centrado nas constelações do zodíaco, tornando as sessões de planetário mais interativas. Uma avaliação de fixação de conceitos associados às constelações é feita utilizando-se da técnica de PMM (mapas de conceitos pessoais). Comparamos o publico deste tipo de apresentação ao publico que participa das sessões “normais”, ou seja, sem esta abordagem.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software