SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

UM ROTEIRO PARA TRABALHAR CONJUNTAMENTE ASTRONOMIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO (CP8)

Autores: 

Josiane Antunes da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ campus São Paulo/ Licenciatura em Física), Marcelo Porto Allen (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ campus São Paulo / Coordenadoria de Ciências Naturais e suas Tecnologias)

Palavras-chave: 

sequência didática; astronomia; ensino médio; física

Apresentamos um roteiro para professores de Ensino Médio, que propõe trabalhar conjuntamente temas de Física e Astronomia; neste caso, o conceito de ressonância é associado aos asteróides do Cinturão Principal, que mostram órbitas onde há poucos ou nenhum asteróide presentes (lacunas de Kirkwood), causadas pela influência gravitacional de Júpiter. Argumentamos que a integração entre temáticas de Astronomia e Física oferece possibilidades interessantes para o planejamento dos cursos de Física no Ensino Médio.

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCP8.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software