SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

PERSPECTIVAS E CENÁRIOS DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA ESCOLA BÁSICA – UM ESTUDO TRANSVERSAL COM ESCOLAS DO VALE DO TAQUARI (CP4)

Autores: 

Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário Univates/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), Maria Helena Steffani (UFRGS/Planetário Prof. José Batista Pereira), Eliana Fernandes Borragini (Centro Universitário Univates/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Palavras-chave: 

ensino de Astronomia, formação de professores, currículo.

Este trabalho apresenta os primeiros passos e ensaios investigativos de um projeto de pesquisa sobre Educação em Astronomia, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Univates/RS e o Planetário da UFRGS. O projeto, intitulado “Perspectivas e cenários do ensino de Astronomia na escola básica – um estudo transversal com escolas da região metropolitana e do Vale do Taquari” pretende investigar quais são os temas de Astronomia abordados nos currículos do ensino fundamental, bem como os pressupostos que orientam os professores na seleção e organização dos currículos. Além disso, entende-se necessário identificar quais são as principais dificuldades de ordem teórico-metodológica apontadas pelos professores investigados ao desenvolverem tais temas. A partir do levantamento destas demandas e dificuldades, pretende-se desenvolver ações de formação docente e oficinas para estudantes, visando contribuir significativamente para a melhoria da prática dos professores. Como o projeto foi institucionalmente aprovado e implantado em 2012, apresentamos os primeiros movimentos de articulação do trabalho e as questões centrais de pesquisa tendo em vista os estudos referenciais já consolidados na área.
 

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCP4.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software