SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA


O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA: O QUE EMERGE DAS FALAS DOS PROFESSORES (CP28)

Autores: 

Telma Cristina Dias Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação/), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação/)

Palavras-chave: 

Ensino de Astronomia; Histórias Problematizadoras; Educação

As pesquisas e o ensino em Astronomia permitem ultrapassar fronteiras geográficas e culturais e estimular o interesse pelos fenômenos astronômicos. Diferentemente daqueles que acreditam que o ensino de Astronomia depende exclusivamente de constantes inovações ou de ferramentas sofisticadas, esta pesquisa direciona-se para o uso de um recurso pedagógico de fácil acesso a professores e alunos, intitulado de ‘histórias problematizadoras’ (HP). As HPs são textos curtos que apresentam uma situação hipotética e que conduzem o leitor a se enveredar em direção a um problema. Nesta perspectiva, acreditamos que esta metodologia de ensino, cujas bases teóricas apresentam-se atualmente segundo às várias denominações para o ensino por investigação: Problem-Based-Learning (PBL), Inquired-Based-Learning (IBL), entre outras, as quais facilitam não só a aquisição de conhecimento como também desenvolvem as estratégias de comunicação, o trabalho em equipe, a solução de problemas, a responsabilidade individual pela aprendizagem, o compartilhamento de informações e o respeito mútuo entre indivíduos, pôde oferecer subsídios para orientar didaticamente o professor em sala de aula, enriquecendo tal metodologia não somente pelo conteúdo, mas também pelo próprio método, cuja forma de tratamento do conteúdo é, para o indivíduo, conteúdo formativo. A partir da aplicação das HPs, totalizando um conjunto de sete, todas voltadas para temas de Astronomia, esta pesquisa objetivou analisar “que compreensão emerge da fala de um grupo de professores, participantes de um curso de formação continuada, a respeito do emprego de Histórias Problematizadoras para o ensino de Astronomia, após sua implementação em sala de aula”. Esta análise ocorreul a partir da aplicação de um curso de formação continuada de professores, cuja duração estendeu-se por todo o ano de 2011, com encontros mensais e de duração de quatro horas cada, empregando o uso das “histórias problematizadoras” como recurso principal. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento, o trabalho encontra-se em fase de análise dos dados.
 

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCP28.pdf

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