SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

PLANETAS DE PAPEL: COMPREENDENDO A ESTRUTURA DOS PLANETAS POR MEIO DE DOBRADURAS (CP22)

Autores: 

Vanessa Queiroz (Colégio Objetivo-Maranata/Jacarezinho(PR)), Juliana Romanzini (Universidade Estadual de Londrina/CCE/Planetário de Londrina), Daniel Trevisan Sanzovo (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática)

Palavras-chave: 

Ensino de Ciências; Astronomia; Gravidade; Sistema Solar; Planetário

Uma das dúvidas mais frequentes dos alunos é em relação à sua posição no planeta Terra. Muitos acreditam que vivemos “dentro da Terra”, ou seja, no núcleo de nosso planeta. Isso mostra a dificuldade enfrentada pelos professores de Ciências e outras áreas em ensinar o conceito de gravidade na sala de aula. Uma das alternativas encontradas por esses profissionais pode ser a visita a um planetário. Nele, tem-se uma visão mais próxima da realidade, substituindo os diagramas bidimensionais apresentados em salas de aula. Neste trabalho, discutimos a estruturação, elaboração e aplicação de uma atividade direcionada a estudantes para abordar o tema gravidade, composta de três momentos complementares: visita ao Planetário (momento interativo), construção de maquetes (momento prático e lúdico) e observação do céu (momento observacional). Com essas atividades buscamos concretizar estes conceitos, de forma que os participantes visualizem a ação dessa força na estrutura dos planetas e em seus corpos.

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCP22.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software