SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE QUESTIONÁRIO ON-LINE COMO FERRAMENTA PARA INTERAÇÃO COM O PÚBLICO E AVALIAÇÃO DE SESSÕES DO PLANETÁRIO DE VITÓRIA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS (CO28)

Autores: 

Fabiano Cipreste de Vargas (Planetário de Vitória / CNPq (bolsista)), Leila Anunciata Estachiote Santos Talyuli (Planetário de Vitória / Prefeitura Municipal de Vitória), Luan Góes Rocha de Lima (Planetário de Vitória / Prefeitura Municipal de Vitória (bolsista)), Sérgio Mascarello Bisch (Planetário de Vitória / Universidade Federal do Espírito Santo) , Erika Milena de Souza (Planetário de Vitória / Prefeitura Municipal de Vitória), Luiz Claudio Pereira da Silva (Planetário de Vitória / CNPq (bolsista))

Palavras-chave: 

Ensino de Astronomia; Uso de TICs em avaliação; Avaliação em Espaços não formais, Avaliação em Planetários

Como espaço não formal voltado para divulgação de ciências com ênfase em astronomia, o Planetário de Vitória sempre careceu de um sistema eficiente para análise dos serviços oferecidos (sessões, oficinas e treinamentos) voltados para seu público principal, as escolas de ensino fundamental e médio. Havia outra carência, que era fornecer uma ferramenta capaz de permitir uma avaliação do desempenho de seus mediadores (planetaristas), oferecendo uma resposta rápida e ágil, capaz de guiar eventuais correções e modificações nas metodologias de formação dos mediadores. Como parte do projeto “Elaboração e Desenvolvimento de Metodologias e Materiais Interativos para Planetários”, realizado com o apoio do CNPq e FAPES, foi criado um sistema de avaliação on-line das sessões, de modo a suprir essas e outras deficiências. O sistema, que começou a funcionar em julho de 2011, armazena os resultados das avaliações, que antes eram preenchidas a mão pelos professores, disponibilizando imediatamente os dados na forma de tabelas contendo estatísticas, tais como as sessões mais utilizadas, comentários sobre a recepção das escolas, o desempenho dos planetaristas, entre outros. O presente trabalho visa descrever o processo de criação dessa ferramenta, discutindo suas vantagens e limitações. Para esse objetivo, faremos a análise dos dados obtidos, onde serão apresentados os resultados desta análise. Com base nesses resultados, e utilizando também a experiência obtida na interação dessa ferramenta com professores e alunos, apontaremos futuras melhorias para o aperfeiçoamento desse sistema.
 

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCO28.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software