SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA


IMPORTÂNCIA E JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DA ÁREA (CO21)

Autores: 

Daniel Rutkowski Soler (Mestrando do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP), Cristina Leite (Instituto de Física da USP)

Palavras-chave: 

Importância, Justificativas, Ensino, Astronomia

Muitos pesquisadores em Ensino de Astronomia costumam se referir à astronomia como um objeto de grande curiosidade humana. Neste trabalho, apresentamos um levantamento a respeito da importância e das justificativas que estes pesquisadores atribuem para o Ensino de Astronomia. Num universo de 180 trabalhos sobre Ensino de Astronomia, encontrados em periódicos da área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia na última década, foram identificadas, em 29 deles, discussões a respeito da importância ou de justificativas para o Ensino de Astronomia. Como principal resultado deste trabalho, foram organizados todos os elementos relacionados à importância e às justificativas para o Ensino de Astronomia e agrupados em quatro categorias de análise, as quais indicam a natureza das justificativas apresentada pelos autores: Despertar de sentimentos e inquietações; Relevância sócio-histórico-cultural; Ampliação de visão de mundo e conscientização; e Interdisciplinaridade. Dentro de cada categoria, elementos próximos entre si foram agrupados. Produziu-se, assim, uma articulação entre elementos de diferentes trabalhos, relacionando-os de maneira que foi possível se obter novas inferências, não presentes individualmente em nenhum deles. Além disso, ao analisar-se o conjunto das pesquisas foi possível também perceber uma quase total ausência de trabalhos que se propunham a investigar a importância e as justificativas de se ensinar Astronomia. Notou-se ainda que, em geral, quando pesquisadores invocam o caráter interdisciplinar da Astronomia, fazem-no de forma superficial. Uma vez que as pesquisas não mostram de que maneira elas chegam à ideia apresentada para as justificativas para ensinar a astronomia, alguns questionamentos puderam vir à tona, como por exemplo: seria possível existir uma espécie de “senso comum” de se ensinar e divulgar Astronomia, que levaria pesquisadores a entender a Astronomia como uma ciência diferenciada? Seria o “interesse nato” por Astronomia, apontado por alguns, algo real? A Astronomia realmente se diferenciaria das demais ciências?

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCO21.pdf

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