SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

O CLUBINHO DA CRIANÇA INTELIGENTE (CP64)

Autores: 

Tamara Leftel (Instituto Eu Faço Acontecer), Lilian Elisabete Valdoski (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro), Paulo Cesar Rodrigues Pereira (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Palavras-chave: 

difusão científica; educação complementar; astronomia fundamental.

No Rio, mais de um milhão de pessoas moram em aglomerados subnormais. Um deste aglomerados, encravado em uma das áreas mais nobres da cidade, é a Comunidade Santa Marta.
Apesar dos investimentos sociais feitos no morro, a população residente lá ainda carece de muitos recursos. E essa carência foi percebida por Tamara Leftel, jornalista e ativista social.
Preocupada com a situação das crianças que viviam no morro, ela criou o projeto CLUBINHO DA CRIANÇA INTELIGENTE, em parceria com a FUNDAÇÂO PLANETÁRIO, o METRÔ-RIO e com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Este projeto tem por objetivo propiciar àquelas crianças que, após a escola, não tinham nada para fazer a não ser ficar no meio da rua, muitas vezes presenciando cenas indesejáveis, sem nenhuma perspectiva de melhoria, sem nenhum conhecimento do mundo fora do morro, a possibilidade de vivenciarem  outra realidade para os pequeninos.  
A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro é uma fundação preocupada em atender toda a população, levando os conhecimentos formais , informais e culturais a  todos, independente de sua cor, religião, condição econômica e social, de se morar “no morro ou no asfalto”. Para isso, desenvolve já há dois anos o Projeto PLANETÁRIO SOCIAL. Esse projeto abre as portas da Fundação Planetário, uma vez por mês, para comunidades carentes do entorno, que queiram visitar o Planetário, de forma gratuita, solicitando, de forma a valorização a produção cultural local, uma apresentação do grupo em questão (música, teatro, dança).
Conhecedora dessa atuação da Fundação, Tamara Leftel procurou o Planetário, para, numa parceria inédita, desenvolver seu projeto.
Uma vez por semana, as crianças do morro Dona Marta visitam, gratuitamente, o Planetário, suas exposições e sessões de cúpula, sempre acompanhadas por um astrônomo. O METRÔ-RIO auxilia no transporte das crianças do morro até o Planetário.
Os astrônomos (re)apresentam um mundo muito comum para elas , mas muitas vezes esquecido. Tão simples, tão belo, tão barato, mais que, pela rapidez que hoje passamos pela vida, esquecemos de fazer: olhar para o céu. Ainda mais com a visão privilegiada que o morro possui, melhor que o “asfalto”, mais próximo do céu, com menos luminosidade e poluição.
Na Fundação foi montada uma sala adaptada para que as crianças possam ouvir histórias, praticar atividades , construir novos conceitos, aprender brincando, conversando , trocando idéias, relatando experiências. Elas ainda podem contar com os demais espaços da Fundação como o Museu do Universo, a Nave-Escola, o Cinema Contínuo, o Planetário de Santa Cruz,...
Contam também com a ajuda de outros profissionais como professores, psicólogos, psicopedagogos e voluntários. Todos empenhados em mostrar as crianças que é possível mudar.
As demais atividades desenvolvidas são presenciais, concretas ou no formato de jogos. Após cada atividade, há sempre um momento para reflexão do que foi aprendido no dia.
Durante este ano, pudemos observar já a mudança de comportamento de muitas crianças, o maior interesse pela cultura, e pelos conhecimentos e a melhoria do desempenho na escola.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software