SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

EXTENSÃO EM ASTRONOMIA NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CP55)

Autores: 

Marcos Aurélio Neves (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilicio de Souza/Campus Florianópolis)

Palavras-chave: 

Extensão em Astronomia, Articulação Ensino-Extensão

Algumas iniciativas só se tornam possíveis quando o momento histórico possibilita o encontro de experiências até então vivenciadas separadamente. A constituição do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA – JBS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) é uma destas iniciativas institucionais que é fruto de um feliz encontro de três experiências. 

A primeira destas experiências provem do Projeto Interdisciplinar(PI) de ensino de astronomia, denominado “Leitura do Céu e Objetos Celestes” , desenvolvido no CEFET–SC, atualmente denominado IFSC, entre o segundo semestre de 2001 e dezembro de 2007 junto ao Ensino Médio da Unidade de Florianópolis. Este projeto curricular envolveu centenas de jovens que no inicio do terceiro ano (5º fase) escolheram, dentre outras opções, este projeto. O PI “Leitura do Céu e Objetos Celestes” em 2004 passou a integrar uma rede nacional denominada “Observatórios Virtuais”, posteriormente transformado no projeto “Telescópios na Escola” cuja coordenação estava ao encargo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG da USP.

A segunda experiência que veio somar na constituição do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza é o “Projeto Brazilício” iniciado em junho de 2006, cujo objetivo principal é disponibilizar em formato eletrônico o registro astronômico de José Brazilício de Souza (1854-1910) coordenado pelo astrônomo amador Alexandre Amorim

A terceira experiência decorre do atual processo institucional que vive o IF-SC, que assume perante a sociedade catarinense a responsabilidade pela formação inicial e continuada de professores prioritariamente nas áreas de Ciências Naturais (Física, Química, Biologia) e Matemática e Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Esta nova oferta do IF-SC abre espaço para que o ensino de astronomia esteja presente na formação inicial e continuada dos docentes das áreas de Ciências Naturais, Matemática e EPT que atuarão nas redes públicas de ensino de Santa Catarina.

Logo, o Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA – JBS) constitui-se como parte das iniciativas institucionais do Campus Florianópolis do IF-SC em desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem e divulgação cientifica nas áreas de Ciências Naturais, Matemática e EPT, assim como contribuir para o desenvolvimento da Instrumentação Observacional da Astronomia através dos Cursos Superiores de Tecnologia da Instituição.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software