SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

FALANDO SOBRE ASTRONOMIA, PALESTRAS DE ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (CP53)

Autores: 

Eduardo Saraçol Vieira (UFPEL), Paulo Roberto Krebs (UFPEL,IFM), Virgínia Mello Alves (UFPEL,IFM)

Palavras-chave: 

Divulgação de Astronomia

Um dos grande divulgadores da Astronomia, que entendia a necessidade da utilização de linguagem acessível, foi Galileu Galilei, cujos trabalhos com seu telescópio foram comemorados no Ano Internacional da Astronomia (AIA2009).  Ao apresentar as belezas e complexidades da Ciência, o orador pode despertar a consciência da importância do conhecimento na busca de questões transcendentais.

Em Pelotas, o nó local, centralizado no Grupo de Astronomia da UFPel,  organizou palestras e ciclo de palestras com o objetivo de popularizar a Astronomia, sua história e sua evolução, mostrando que essa ciência envolve várias áreas e interesses.

Iniciamos a abertura local do AIA2009 com a palestra “Observações Telescópicas de Galileu em 1609 - Antecedentes e Conseqüências” proferida pela profa. Dra. Sílvia Helena Becker Livi, da UFRGS. Durante a atividade global “100 Horas de Astronomia” tivemos a participação do astrônomo amador André Lau da Costa que palestrou sobre Astronomia. No mesmo mês o professor do curso de Museologia da UFPel, Prof. Dr. Pedro Luis Machado Sanches, discorreu sobre o período de Galileu, traçando as características na área das artes e um paralelo com o desenvolvimento científico, na palestra “As Artes e o Pensamento na Época de Galileu Galilei”.

O nó também organizou, em conjunto com o IF-Sul, a transmissão das palestras que compuseram a “Semana da Matéria e Energia Escura”, promovida pelo DES-Brazil e realizada no Observatório Nacional com tradução simultânea pela internet.

Ainda no ano de 2009 tivemos a participação do prof. Dr. Fernando Lang da Silveira, da UFRGS, que proferiu a palestra “As Observações Astronômicas de Galileu em 1609 e A Mensagem das Estrelas (1610)” abordando as observações astronômicas de 1609 e o livro publicado em 1610, o Sidereus Nuncius.

No ano de 2010, em comemoração aos 30 anos do lançamento da série Cosmos, realizamos, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, o ciclo de palestras “Cosmos 30 Anos: o Legado de Carl Sagan”, no qual homenageamos esse outro ícone da divulgação científica. Pesquisadores visitantes vieram abordar temas de interesse de Carl Sagan: “Os 30 Anos da Série Cosmos: o moto perpétuo de Carl Sagan” (Prof. Dr. Jorge Quillfeldt, UFRGS); “Vida Extraterrestre: onde procurar?” (Prof. Dr. Jorge Quillfeldt, UFRGS); “Ciência e Divulgação Científica: o desafio das mídias” (Prof. Dr. Ulisses Capozzoli, USP); “Cosmos: o universo que Sagan não viu” (Prof. Dr. Jorge Horvath, IAG-USP); “Exploração Planetária: sonhos são mapas” (Profa. Dr. Daniela Lazzaro, ON); “Exoplanetas: a busca por pontos pálidos azuis” (Prof. Dr. José Eduardo Costa, UFRGS). Também colaboraram na qualidade de debatedores os professores da UFRGS, Dr. Basílio Xavier Santiago e Dra. Daniela Borges Pavani. As palestras foram transmitidas ao vivo no endereço http://www.ustream.tv/channel/cosmos-30-anos e depois disponibilizadas no endereço http://ufpelaia2009.blogspot.com.

O conjunto dessas palestras atingiram um grande e variado público: desde crianças a professores da rede de ensino básico, contando com o apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da mídia local.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software