SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

ASTRONOMIA NA PONTA DA LÍNGUA: INTRODUZINDO TEXTOS COM TEMAS DE ASTRONOMIA EM SALA DE AULA (CP49)

Autores: 

Adriana Oliveira Bernardes (UENF, CLUBE DE ASTRONOMIA “MARCOS PONTES”, CETEJ)

Palavras-chave: 

Divulgação de Astronomia, Interdisciplinaridade, Recursos Lúdicos, Inserção da Astronomia no Ensino

Segundo (OLIVEIRA FILHO, 2004, p.1): “a Astronomia é uma das ciências mais antigas”, somando-se a isso, suas características interdisciplinares, verificamos a importância de sua introdução no Ensino Regular. Ainda, de acordo com (SALVADOR, 2009, p. 217): por meio da astronomia, podemos não só compreender o Universo, mas – o que é realmente digno de nota – conseguimos perceber nosso papel dentro dele.

A partir da realização do Ano Internacional da Astronomia em 2009, observamos que são muitos os grupos que trabalham no sentido de divulgar Astronomia em nosso país. Foi averiguada na época a existência de mais de duzentos nós locais que são clubes de astronomia de todo o Brasil, que participaram de atividades de divulgação no ano internacional. Em (DAMIANI, 2009) temos uma idéia de como pode ser realizada divulgação científica: “A divulgação científica pode se dar através de várias atividades: observação do céu, exibição de filmes, textos em jornais, entre outros”. Assim blogs que divulgam Astronomia, recursos da informática, como o Software Stellarium e as próprias olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e também a de Foguetes, promovidas pela OBA, constituem-se precioso recurso para divulgação de Astronomia, podendo assim ser disponibilizados um grande número de recursos para utilização das escolas ou pessoas do público em geral.

A utilização de textos que abordem temas científicos no Ensino Fundamental e Médio é rara entre a maioria dos professores, o que é uma pena, já que os mesmos poderiam ser utilizados tanto pelos professores de Português, quanto pelo professores de Física e Química. Sabemos que a divulgação científica poderia ser realizada mais ostensivamente nas escolas e que material escrito colaboraria muito para isto. Esta idéia é reforçada em (DAMIANI, 2009, p. 104): “À falta de formação específica dos professores, soma-se à ausência de material didático em Astronomia e há muitas falhas nos livros didáticos”.

Um texto de leitura simples e agradável poderia contribuir tanto para o aprendizado de Ciências, quanto para aprendizado de Português, na medida em que este trabalho fosse orientado pelo professor e que houvesse utilização de dicionários e interpretação dos textos.

Neste trabalho apresentaremos uma experiência na qual textos da coluna Astronomia e Educação, publicada no jornal Nova Imprensa de Nova Friburgo, foram utilizados em sala de aula para divulgação desta disciplina no Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick. O projeto foi realizado numa parceria entre o colégio e o clube de astronomia “Marcos Pontes”.          Foram utilizados textos sobre diferentes assuntos dentro da Astronomia, no qual observamos notadamente sua relação com outras disciplinas da área de ciências.

Com características interdisciplinares este projeto mostra a possibilidade de um trabalho interdisciplinar envolvendo professores de Português, Física e Química e a própria inserção da Astronomia no contexto escolar.  O retorno dos alunos sobre a experiência de leitura dos textos também é relatada neste trabalho, mostrando que a leitura orientada também pode ser um recurso atraente para o aprendizado de Astronomia. Assuntos variados como: a história da Astronomia, poluição luminosa, telescópios espaciais, buracos negros, constelações, entre outros, foram trabalhados nos textos.  Sobre a mesma ótica a vida do maior físico da atualidade e sua contribuição para a cosmologia, também foi abordada. Sobre o trabalho foram obtidos relatos de professores e alunos sobre a experiência, que demonstram interesse e entusiasmo dos alunos nas atividades desenvolvidas.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software