SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

Prêmio SAB de Melhor Tese de Doutoramento



Em 1998, a diretoria da SAB instituiu o PRÊMIO SAB DE MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO, um incentivo à pesquisa de excelência e estímulo à formação de profissionais cada vez mais preparados para um mercado de trabalho altamente competitivo e de nível internacional.


Editado pela primeira vez em 1998, o objetivo principal do PRÊMIO SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA DE MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO é estimular o trabalho de qualidade em Astronomia, observacional ou teórica, que resulte em uma Tese de Doutoramento no Brasil. A Tese premiada deverá conter resultados originais que tenham contribuído de forma significativa para o avanço do conhecimento sobre a Natureza e o Cosmos.


Condições gerais:

  1. O PRÊMIO consiste de um Diploma e de um apoio financeiro;
     
  2. Poderão concorrer apenas candidatos cujas teses foram defendidas em Instituições brasileiras;
     
  3. Os candidatos poderão ser propostos por Instituições universitárias, Institutos de pesquisa, Faculdades e Orientadores (neste ultimo caso, desde que proponham uma tese por eles orientada). Cada proponente poderá apresentar apenas um candidato por ano;
     
  4. Para inscrição, os interessados deverão encaminhar à Sociedade Astronômica Brasileira, Av. Miguel Stéfano 4200, CEP: 04301-904 São Paulo - SP, o seguinte material:
    • Cópia da Tese;
    • Documento que comprove a apresentação e a aprovação da Tese;
    • Curriculum vitae;
    • Resumo estendido da Tese, descrevendo os principais resultados;
    • Breve descrição das informações mais importantes sobre a execução do trabalho (orientador, Observatórios, Técnicas, etc.);
    • Eventuais publicações originadas da Tese;
     
  5. Uma Comissão Cientifica do PRÊMIO, composta por cinco pesquisadores designados pela diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira , terá a função de analisar as Teses inscritas para o PRÊMIO, emitir um julgamento classificatório sobre as mesmas e indicar a Tese ganhadora. Quando se fizer necessário, a Comissão Cientifica poderá convidar Pesquisadores "Ad Hoc" para auxiliá-la no processo de julgamento das Teses. Pesquisadores orientadores de Candidatos participando do PRÊMIO em questão não poderão participar do processo de julgamento;
     
  6. Os prazos de inscrição e comunicação dos resultados são fixados pela Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira;
     
  7. O PRÊMIO SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA DE MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO, é entregue por ocasião da Reunião Anual da SAB. O Ganhador é convidado para apresentar seu trabalho em forma de Conferência.
Em principio, O PRÊMIO SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA DE MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO acontece a cada dois (02) anos, podendo este período ser modificado a critério da Diretoria, em função da realidade do momento.



CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software