Gary Steigman, 1941-2017

Nota de falecimento

A SAB lamenta o falecimento de Gary Steigman, 76 anos, no último dia 9 de abril em Columbus, OH. Gary deixa sua mulher e companheira de 37 anos, a professora Sueli Viegas; Cibele Aldrovandi, enteada; e Leonardo Aldrovandi, enteado, ambos brasileiros.
O Prof. Steigman era um acadêmico reconhecido internacionalmente. Ligado a diversos membros da Sociedade Astronômica Brasileira, era uma pessoa querida em nossa comunidade. Considerado um dos fundadores da física de astropartículas, suas contribuições ajudaram a estabelecer a assimetria matéria — antimatéria no universo, e ele foi um dos primeiros a combinar a cosmologia do universo primordial e as teorias unificadas da física de partículas elementares.
Lecionou em Yale, Cambridge, Stanford, Caltech e sobretudo na Universidade Estadual de Ohio (OSU), onde passou a maior parte de sua carreira como Distinguished Professor of Mathematical and Physical Sciences. O Prof. Steigman foi também professor visitante em Astrofísica em Cosmologia em diversas universidades na Europa e no Brasil, e professor emérito nos departamentos de Física e Astronomia da OSU.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *