II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

MUSEU DE CIÊNCIA E O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP56)

Autores:

Lidia E. Santana (Universidade de São Paulo/Parque CienTec/IFUSP), Felipe V. Araujo (Universidade de São Paulo/Parque CienTec/IFUSP)

Palavras-chave:

ensino de astronomia; museu de ciência.

A Astronomia não é oferecida como uma disciplina no currículo escolar. Mesmo sendo alguns assuntos dessa área sugeridos pelos “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”, (Referenciais de qualidade elaboradas para a estruturação e reestruturação dos currículos escolares do País), no ensino fundamental (na disciplina de Ciências) alguns professores optam por não lecionar sobre o assunto. Isso porque no ensino fundamental grande parte dos professores contratados para lecionar esta disciplina são formados em Biologia, e neste curso não há Astronomia em seu currículo. Os museus de ciência, por sua vez, aparecem oferecendo alternativas para a divulgação da Astronomia, fazendo uso de apresentações de experiências e exposições com monitores que, embora estejam na graduação, possuem alguns conhecimentos na área (pois existe o cuidado na seleção de alunos que tenham cursado disciplinas da área em que irão atender). Assim sendo, esta instituição apresenta grande importância no cenário da educação em Astronomia, pois em um cenário onde a educação dessa disciplina não tem um papel de destaque, a visita a este local acaba sendo uma alternativa para o contato na área, tendo em vista que para muitos alunos essa é a única forma de contato com esse assunto. Dada esta situação, este trabalho visa discutir alguns pontos sobre o papel do museu de ciência na educação em Astronomia relatando o trabalho de monitoria em uma atividade que trata do sistema solar. O museu referido, particularmente, esta direcionado ao atendimento às escolas, fazendo parte do roteiro de museus de um programa do governo chamado “Educação é Cultura” realizado pela “Fundação para o Desenvolvimento da Educação” (FDE), recebendo alunos do ensino fundamental, buscando complementar sobre o assunto que é sugerido como parte do currículo formal.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP56.pdf