II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

RELATO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA REALIZADAS NO SUBPROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP (CP52)

Autores:

Francisco C. R. Fernandes (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Fabrícia F. Gonzaga (E. E. Prof. Pedro Mazza), Luiz E. C. Cardoso (E. E. Prof. Pedro Mazza), Idebil A. C. Freitas1, Francele R. O. Silva1, José E. Moraes1, Leonardo M. Rosa (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Leandro E. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Mônica O. Campos (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP),(E. E. Prof. Pedro Mazza), Enoque B. Silva (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), Eduardo C. Branco (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP), George A. Santos (Faculdade de Educação e Artes – UNIVAP)

Palavras-chave:

PIBID, Astronomia, Física, educação não-formal, oficinas

O subprojeto de Física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), denominado “Ensino de Física contextualizado pela Astronomia”, está em execução na Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, desde agosto de 2010. A realização do projeto está baseada em ações e atividades práticas como uma metodologia para o ensino não-formal de Física e Astronomia, em nível médio. Até o momento, foram realizadas seis oficinas com os alunos das duas escolas estaduais do município de São José dos Campos participantes do projeto: “Escalas do Sistema Solar”, “Terra, Sol e Lua”, “Luz, Cor e Calor”, “Planetário Portátil”, “Efeito Estufa” e “Órbitas Elípticas”. As oficinas têm contribuído para despertar o interesse dos alunos pela Astronomia, Física, e ciências de uma maneira geral e favorecido a percepção que a Astronomia é uma ferramenta valiosa para compreensão de diversos fenômenos do cotidiano. Portanto, o subprojeto em andamento vem se consolidando como uma estratégia complementar no processo de ensino não-formal da Física e Astronomia.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP52.pdf