II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

CONHECENDO PARA ENSINAR: O QUE DIZEM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA-PR (CP30)

Autores:

Bárbara Celi Braga Camargo (Universidade Federal do Paraná/ Departamento de Física/Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens nas Ciências da Natureza/ Bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)), Sérgio Camargo (Universidade Federal do Paraná/ Departamento de Teoria e Prática de Ensino/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/)

Palavras-chave:

Eclipse, Ensino de Astronomia, Rede Pública de Ensino

A astronomia por seu caráter instigante tem atraído jovens para a área de ciências desde os primórdios do conhecimento humano, porém nos últimos anos essa ciência foi agregada a outras e por fim esquecida pelos educadores. Afim de reverter esta situação o trabalho com astronomia foi escolhido Assim esta pesquisa foi desenvolvida, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Ensino de Física, em três escolas do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Curitiba-PR, tendo como objetivo inicial delinear um perfil da abordagem e do conhecimento de conceitos relacionados à Astronomia e a elaboração de métodos mais efetivos para aprendizagem significativa dos alunos. Os dados foram constituídos a partir de um questionário diagnóstico para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre essa temática. Foram acompanhadas as aulas de quatro turmas, duas do segundo e duas do terceiro ano, o questionário e o diagnóstico foi passado apenas para três dessas turmas, a aulas foram ministradas nas quatro turmas e o questionário avaliativo foi dado para duas turmas devido ao tempo reduzido. As turmas tinham aproximadamente 30 alunos com idade entre 15 e 18 anos. Dentro das escolas podemos conhecer as dificuldades de infraestrutura e de falta de preparo dos professores para o conteúdo trabalhado, assim ficamos responsáveis pelas as aulas de astronomia inicialmente, porém as aulas foram dadas de maneira mais informal nos moldes de divulgação científica, esse modelo foi escolhido pela falta de uma carga horária mais robusta.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP30.pdf