II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

O ESTUDO DA ASTRONOMIA E A MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (CP29)

Autores:

Francelina Elena Oliveira Vasconcelos (Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção/ Caçapava do Sul/ RS) Maria de Fátima Oliveira Saraiva (Instituto de Física da UFRGS/ Porto Alegre/ RS)

Palavras-chave:

Astronomia; Ensino de Física; Tecnologias

Neste trabalho descrevemos a elaboração e a aplicação de um curso extraclasse sobre Astronomia para uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção em Caçapava do Sul, RS. A escolha dos participantes e dos assuntos a serem abordados partiu da analise de questionários de interesses aplicados antes do inicio do curso. A abordagem dos conteúdos baseou-se em aulas expositivas, pesquisas bibliográficas, atividades práticas, viagens de estudos e uso de ferramentas digitais. Pela participação dos alunos nas diferentes atividades, pelo bom desempenho no teste de conhecimentos aplicado ao final do curso e pelos comentários favoráveis expressos no questionário de avaliação do curso pelos alunos, consideramos que a proposta atingiu os objetivos estabelecidos, evidenciando a importância de desenvolver, no Ensino de Física, propostas que contemplem a inserção de conteúdos voltados às vivências do educando assim como fazer uso das tecnologias hoje disponibilizadas nas escolas.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP29.pdf