II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

PIBID APOIANDO A PARTICIPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UMA ANÁLISE SOBRE A INTRODUÇÃO DE TEMAS DE ASTRONOMIA AO ENSINO MÉDIO (CP23)

Autores:

Antônio L. Ferreira Junior (Bolsista PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Arthur P. Alves (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Gabriel N. Martinez (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Gustavo S. Gomes (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Helenice Miranda Oliveira (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Isadora Moutinho C. A. Menezes (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Laura P. Lacerda (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Rodrigo B. Palis (Bolsistas PIBID – Licenciatura em Física – ICENE-UFTM), Marcos Dionízio Moreira (Coordenadores PIBID – Departamento de Física – ICENE – UFTM), Nilva L. L. Sales (Coordenadores PIBID – Departamento de Física – ICENE – UFTM)

Palavras-chave:

Olimpíada de Astronomia; concepções prévias; PIBID

A Astronomia é um assunto estudado a milhares de anos, e que sempre chama a atenção das pessoas. Contudo, muitas vezes, tal assunto não encontra suporte teórico adequado no ambiente escolar. Seja por falta de domínio dos conteúdos dos professores, ou por falta de espaço nos planejamentos das aulas de Física do Ensino Médio. Este é o caso de duas escolas públicas de Uberaba parceiras do subprojeto de Física do PIBID-UFTM-2011. Este trabalho é uma das atividades desse subprojeto que tem como foco inserir Astronomia nas aulas de Física do Ensino Médio através da participação dos alunos dessas escolas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Como a OBA, há quinze anos, se preocupa em inserir de forma adequada conteúdos de astronomia na Educação Básica, ela será usada como referência na construção desse trabalho. Entre os principais objetivos destacamos a investigação das concepções de alunos e professores das escolas parceiras do subprojeto sobre astronomia e a produção e aplicação de aulas sobre o tema. O presente trabalho irá apresentar resultados que mostrem como as duas escolas públicas citadas se inserem no cenário das pesquisas sobre concepções de Astronomia. Além disso, será discutido também, os desafios e ganhos de levar a Astronomia para a sala de aula, usando provas da OBA como fator de motivação e justificativa para tal inserção.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP23.pdf