II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF – OBSERVAÇÃO FENOMENOLOGICA E PRINCIPIOS DE NAVEGAÇÃO ASTRONOMICA (CP21)

Autores:

Pedro Jovchelevich (Ecoastro, Escola Aitiara)

Palavras-chave:

astronomia; Pedagogia Waldorf; navegação astronômica

A pedagogia Waldorf se caracteriza por uma compreensão do ser humano respeitando as características de cada um e de sua faixa etária, buscando-se uma integração entre o pensar, sentir e querer. O ensino teórico é acompanhado pelo prático, com enfoque em atividades corpóreas, artísticas e artesanais. Nas escolas com esta pedagogia, o ensino de astronomia ocorre na sexta e sétima série do ensino fundamental. Esta experiência foi desenvolvida na escola Aitiara em Botucatu-SP. Na sexta série a ênfase é na observação fenomenológica, de um ponto de vista geocêntrico, com algumas observações das estrelas e planetas ao longo do ano e também da trajetória do sol através de um gnomon, sem uma preocupação excessiva com a explicação dos fenômenos astronômicos. Neste ano também realizamos atividades de encenação do sistema solar, onde alunos são planetas, sol e as constelações. No início do sétimo ano começa-se o estudo das grandes navegações e chegada dos portugueses ao Brasil, inicialmente pede-se para que os alunos tentem medir o ângulo de algum astro de fácil reconhecimento usando instrumentos simples e criatividade. Em seguida é mostrado antigos equipamentos usados para navegação astronômica pelos marinheiros da época dos descobrimentos. Então se faz uma vivencia com sextante, onde cada um verifica o ângulo formado por determinado objeto. Para terminar os alunos participam de uma vivencia de navegação à vela na represa Jurumirim em Avaré.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP21.pdf