I SNEA – Atas

O ENSINO DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA NA EJA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA (CO5)

Autores:

Charlene Marcondes Avelar(Acadêmica de Licenciatura em Matemática/UFMS. Programa Casa da Ciência. Bolsista de extensão pela PBEXT. Apoio: CEX/PREAE/UFMS), João Ribeiro Soares Junior (Acadêmico de Licenciatura em Física/UFMS), Rodolfo Langhi(Professor Adjunto. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. UFMS. Programa Casa da Ciência. Apoio: CEX/PREAE/UFMS), Simoni Tormöhlen Gehlen (Docente UESC/Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA)

Palavras-chave:

ensino de astronomia, interdisciplinaridade, mudanças climáticas, tema

Esta pesquisa visa apresentar algumas atividades que podem ser realizadas na EJA baseadas na proposta da Abordagem Temática, com foco na interdisciplinaridade. O foco está na organização de atividades sobre o tema “Mudanças Climáticas”, seguindo a dinâmica dos Momentos Pedagógicos para explorar os conceitos de Astronomia e Matemática. O tema “Mudanças Climáticas” foi elaborado a partir de encontros do Grupo de Pesquisa “Ciências: Educação e Popularização”, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Alguns aspectos influenciaram na escolha do tema,  como o aumento do volume de água acima da média na região pantaneira no  período de chuvas. Com isso, cidades localizadas no estado do Mato Grosso do Sul, como Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho e Campo Grande, tiveram grandes problemas nos centros urbanos devido ao excesso de chuvas, bem como prejuízos na agricultura e na pecuária. A partir desta problemática, desenvolvemos inicialmente uma proposta fundamentada na Abordagem Temática, a qual foi sistematizada por meio dos Momentos Pedagógicos, obtendo como resultados preliminares à organização do tema “Mudanças Climáticas”. Com base nesta organização, nosso trabalho parte, neste momento, para a fase do processo de elaboração e discussão dos planos de aula relacionados ao tema, os quais serão desenvolvidos numa turma da EJA de uma escola pública da cidade de Campo Grande. Na medida em que o tema “Mudanças Climáticas” constitui-se em uma abordagem que envolve manifestações sociais com possibilidade de serem abordados diversos conteúdos, este se apresenta como um desafio para professores de Física e Matemática. Porém, acreditamos que com esta construção explicitar aos professores de que é possível contextualizar situações problemas que fazem parte da realidade dos alunos, e desenvolvê-las em suas aulas. Assim como promover nos estudantes da EJA o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os problemas sociais, a partir da compreensão de conceitos disciplinares da Astronomia e Matemática. Visto que uma das áreas do conhecimento que permite a interdisciplinaridade, é a Astronomia essa proposta permite seguir os PCN e PCN+, visando um ensino diferenciado, possibilitando suprir a falta de uma relação entre a realidade do aluno com ensino fragmentado da escola, desde que os Três Momentos Pedagógicos orientem a elaboração interdisciplinar dos planos de aula. Ressaltamos que este estudo é inicial e merece aprofundamentos.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCO5