I SNEA – Atas

AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ASTRONOMIA PARA A EJA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (CO18)

Autores:

Magno Barbosa Dias (Mestrando da PUCMinas/ Faculdade UNIPAC de Teófilo Otoni), Yassuko Hosoume (PucMinas/USP)

Palavras-chave:

formação de professores; Astronomia; Educação de Jovens e Adultos

Este estudo visa discutir e apontar aspectos da formação docente pertinentes ao processo de avaliação de um Curso de Astronomia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a sua aplicação para professores de Física e Ciências da cidade de Teófilo Otoni-MG. Para tanto, apresenta-se a fundamentação da proposta de curso e discute a sua aplicação, partindo dos primeiros contatos feitos com os docentes até os resultados finais da avaliação. A proposta de ensino constante no curso é justificada pela necessidade de conhecimento sobre astronomia como instrumento de leitura do mundo atual. O curso programado é redigido em um texto com sete atividades para o professor. Ele foi avaliado por 4 professores de Ciências e Física da EJA em relação a sua estruturação de conteúdo, sua aplicabilidade em sala de aula e à falta de formação do professor sobre o assunto. Através da aplicação do curso, constatou-se as dificuldades dos professores tanto em relação ao conhecimento específico do assunto como da sua implicação com as referências pedagógicas que consideram a dúvida, a inovação e o peso do “instituído” como aspectos centrais da formação prática e reflexiva dos docentes.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCO18