I SNEA – Atas

APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO17)

Autores:

Leonardo Marques Soares (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais), Silvania Sousa do Nascimento (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais)

Palavras-chave:

ensino de astronomia

Esse artigo apresentará os resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado concluída em agosto de 2010. Procuramos indicações sobre a maneira como os professores se apropriam dos instrumentos do KIT PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (KITPEA). Os sujeitos dessa pesquisa foram professores que participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo Projeto de Formação Continuada (Foco) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coletamos as informações por meio de um questionário e de uma entrevista, aplicados a esses professores. Estruturamos a análise dessas informações com a ajuda da Teoria da Atividade. Aplicamos uma análise de discurso interpretativa das falas dos professores usando como dispositivo analítico os elementos constituintes do sistema de atividade e o conceito de apropriação na perspectiva da Teoria Sócio Interacionista de L. S. Vigotski. Nessa pesquisa, apropriação significa “tomar um instrumento para seu próprio uso e saber usá-lo”. Consideramos como instrumentos apropriados aqueles que os professores relatam terem feito algum uso durante uma atividade de ensino. Caracterizamos essa apropriação segundo a maneira com a qual os professores descreveram as adaptações dos instrumentos em suas atividades, e a forma de superarem as dificuldades encontradas. A partir dessas análises identificamos outras formas de os professores darem continuidade ao seu processo de formação no campo do ensino de astronomia tais como: visitas a observatórios, participação em grupos de estudos, leitura de revistas. Dentre os 11 sujeitos que participaram da pesquisa, foi possível interpretarmos com clareza o domínio em 7 narrativas. Em síntese, recomendamos que os professores inicialmente tenham a oportunidade de aprender com os instrumentos do KITPEA, para depois adaptá-los para o desenvolvimento de atividades com seus estudantes. Recomendamos também o desenvolvimento de atividades com a participação de mais sujeitos da comunidade escolar, para que eles possam ajudar uns aos outros a superarem as dificuldades que normalmente aparecem durante o uso dos instrumentos do KITPEA.