I SNEA – Atas

BIG BANG BRASIL: UMA PEÇA TEATRAL COM ABORDAGEM HISTÓRICO – FILOSÓFICA PARA O ENSINO DE COSMOLOGIA (CO1)

Autores:

Alexandre Bagdonas Henrique (Universidade de São Paulo/Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências); Pedro D. Colombo Júnior (Universidade de São Paulo/Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências)

Palavras-chave:

Cosmologia, Teatro, História e Filosofia da Ciência

Neste trabalho apresentamos a peça intitulada “Big Bang Brasil”, que consiste em texto lúdico sobre a história da cosmologia no século XX, desde a criação da relatividade geral por volta de 1917 até as descobertas do satélite COBE na década de 1990. Esta peça foi inspirada por um reality show, em que um apresentador de um programa de TV dialoga com personagens da história da cosmologia: Einstein, Friedmann, Lemaître, Gamow, Hoyle, Penzias e Smoot. Em meio às controvérsias, surge a disputa entre a teoria do Big Bang, segundo a qual o universo teve um começo, defendida por George Gamow, e a teoria do Estado Estacionário, segundo a qual o universo sempre existiu, defendida por Fred Hoyle. O texto foi adaptado de um blog na internet e foi utilizado como estratégia didática para ensinar cosmologia em dois contextos diferentes: curso de formação inicial de professores de ciências e uma disciplina de pós-graduação em ensino de ciências. Textos teatrais, particularmente os com abordagens das ciências, podem constituir-se em uma fonte riquíssima para se trabalhar conteúdos instrucionais em sala de aula. Pode-se abordar, por exemplo, a física de uma maneira mais humanizada e não formulista, em um contraste com as atuais práticas de ensino praticadas em todos os níveis de instrução. Nas duas ocasiões de apresentação a peça se mostrou um bom recurso para abordar a história da ciência em sala de aula, uma vez que prendeu a atenção dos alunos, criou um clima descontraído motivando e encorajando a sua participação e, enfim criou um ambiente propício para a socialização e construção coletiva do conhecimento. Em pesquisas futuras, pretendemos avaliar até que ponto os alunos aprendem conceitos de cosmologia e aspectos da história da ciência com esta estratégia. Assim, poderemos avaliar alguns limites e possibilidades dessa proposta na educação básica

Arquivo do Trabalho:
SNEA2011_TCO1