I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

“ERA UMA VEZ…”: UMA HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP6)

Autores:

Hanny Angeles Gomide, Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação)

Palavras-chave:

ensino de Astronomia, histórias problematizadoras, argumento

A Astronomia, desde a antiguidade até os tempos atuais, sempre esteve presente no cotidiano do ser humano, seja de forma direta ou indireta, de modo científico ou no senso comum, ela é alvo de inquietações e dúvidas. Atualmente, com a nova LDB, o seu ensino está presente no currículo por força dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que contemplam os temas de Astronomia em vários níveis de ensino, enfatizando que sejam abordados estabelecendo relações com o cotidiano do aluno. Como tema para sala de aula, desperta grande interesses nos alunos; entretanto, pouca ênfase é dada a este conteúdo, seja por questões de formação dos professores, metodologias de ensino, ou de recursos materiais. Diante disto, esta pesquisa, em fase de desenvolvimento, possui como eixo central investigar as “Histórias Problematizadoras” ou “HP”, por nós designadas, como um recurso didático para o ensino de Astronomia, e tem como questionamento central: em quais aspectos do argumento os alunos avançam em relação a seus conhecimentos de Astronomia, quando participam de uma proposta metodológica de ensino empregando Histórias Problematizadoras?. As HPs são textos curtos, de ficção, geralmente com uma ou duas páginas de extensão, vivida por personagens fictícios, que conduzem o leitor, neste caso, o aluno, a desvendar um problema que aparece no desenrolar do enredo. Sua solução é buscada a partir de atividades em grupo, as quais são fomentadas por materiais que o professor disponibiliza aos alunos. Cada HP tem seus respectivos materiais, por nós confeccionados,  que atuam como apoio, fornecendo subsídios para que os alunos, ao manipulá-los, juntamente com os outros elementos que fazem parte do processo, levantem hipóteses, socialize-as e construa seus argumentos. A sequência didática abordada nas HPs contempla atividades que envolvem leitura da história, interpretação, socialização, relação com fatos cotidianos, resolução de problemas, manipulação de materiais, produção escrita dos relatos, sistematização das atividades, dentre outras abordagens. É neste contexto, que as HPs vêm contribuir com o ensino de Astronomia, propiciando através destas atividades, o apontamento de caminhos para este ensino. Aplicamos a História Problematizadora intitulada: Uma viagem luminosa às sombras, em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual, situada na cidade de Uberlândia/MG. As aulas foram gravadas e posteriormente transcritas e não houve identificação dos sujeitos. A proposta de análise dos resultados está pautada no uso do argumento baseado em Toulmin, na perspectiva do aluno. Utilizaremos as falas dos estudantes para a identificação dos argumentos segundo o autor mencionado. Como categorias de análise, nos pautamos em duas frentes; uma, relacionada com os componentes do argumento, utilizando os conhecimentos básicos que os mesmos possuem e outra, na complexidade deste, considerando neste item as habilidades da argumentação apresentada pelos alunos. Deste modo, esperamos encontrar caminhos para respondermos ao questionamento e objetivo propostos por esta pesquisa. Os resultados estão sendo construídos, partindo de uma análise crítica e reflexiva, para posterior apresentação. Esperamos com esta pesquisa acompanhar possíveis mudanças relativas ao ensino de Astronomia, de certa forma, contribuindo com o avanço do conhecimento dos alunos nas salas de aula da Educação básica.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCP6