I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

KIT-ASTRONOMIA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA INSERÇÃO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO (CP46)

Autores:

Isabella Guedes Martínez (Universidade de Brasília), Ivan Soares Ferreira (Universidade de Brasília)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Recursos Didáticos, Jogos, Ferramentas

O ensino de Astronomia necessita de uma tradução, com o intuito de crianças e adolescentes do ensino básico compreendê-la melhor. Há grande dificuldade na compreensão do tema Astronomia, no que diz respeito tanto ao educador como ao educando. Ela, transcrita em uma linguagem lúdica, terá mais valia no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem e será um incentivo aos jovens estudantes, para que se interessem pelo estudo científico de maneira geral. O tema gera curiosidade e conseqüente participação nas oficinas propostas. Desta maneira a ciência torna-se uma prática atrativa e os alunos despertam interesses no que diz aos campos das Ciências Naturais. Esta é uma pesquisa qualitativa, que avaliará esse processo do ponto de vista da aceitação de novas ferramentas. O tema está incluso nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no campo “Terra e Universo” e no terceiro ciclo do ensino fundamental. O projeto visa construir um kit de recursos didáticos envolvendo conceitos de Astronomia, de uma forma que sejam melhor compreendidos por um grupo de alunos com faixa etária, aproximadamente entre 10 e 14 anos. O trabalho conta com o apoio do projeto “Escola nas Estrelas”, que é um projeto de extensão da Universidade de Brasília, e terá como inspiração alguns materiais didáticos, já elaborados no programa “Astronomia nas escolas” da Agência Espacial Brasileira e técnicas exploradas no Programa “Decolar”, da prefeitura de São José dos Campos. Ao longo do trabalho foram desenvolvidas novas ferramentas didáticas, tais como: Meu primeiro astrolábio, Planisfério para menores; e jogos tais como Perfil astronômico, Trunfo Espacial, entre outros. Como importante parte do kit tem-se a apostila, que está organizada de forma a orientar os professores e estudantes. Os experimentos, oficinas, e jogos, produzidos e documentados na apostila, são representados por uma foto, com respectiva introdução, materiais, procedimento, utilização, e algumas questões problemas para a prática dos recursos. Por fim, será apresentada uma discussão a respeito do que foi constatado durante as atividades, com o grupo de estudantes e professores.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCP46