I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

SUBPROJETO PIBID-FÍSICA DA UNIVAP: UMA METODOLOGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO NÃO-FORMAL DE FÍSICA CONTEXTUALIZADO PELA ASTRONOMIA (CP45)

Autores:

Francisco C. R. Fernandes (UNIVAP), Cássio L. D. R. Barbosa (UNIVAP), Luiz E. C. Cardoso (E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Fabrícia F. Gonzaga (E. E. Prof. Pedro Mazza), Francele R. O. Silva (UNIVAP), Idebil A. C. Freitas (UNIVAP), Mônica O. Campos (UNIVAP, E. E. Dr. Pedro Mascarenhas), Enoque B. Silva (UNIVAP), Eduardo C. Branco (UNIVAP), Leonardo M. Rosa (UNIVAP), José E. Moraes (UNIVAP), Leandro E. Silva (UNIVAP), George A. Santos (UNIVAP)

Palavras-chave:

Astronomia, Física, educação não-formal, contextualização, interdisciplinaridade

A Astronomia é uma ciência de caráter essencialmente interdisciplinar e naturalmente desperta nos alunos de todas as idades um enorme fascínio. Desta maneira, pode ser usada eficientemente como instrumento para o ensino contextualizado e na abordagem de diversos conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, em particular, no ensino de Física. Uma metodologia complementar para o ensino não-formal de Física e Astronomia em nível médio, alicerçada nos princípios pedagógicos da contextualização e interdisciplinaridade presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) é a proposta de um dos quatro subprojetos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, em execução na Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, em São José dos Campos, SP. Os primeiros resultados decorrentes da execução desse subprojeto, denominado “Ensino de Física contextualizado pela Astronomia”, em andamento desde agosto de 2010, serão apresentados e discutidos. A equipe do subprojeto em questão é formada atualmente pelo coordenador, 9 alunos de graduação da Faculdade de Educação e Artes da UNIVAP e 2 professores supervisores, um de cada uma das escolas estaduais participantes. A execução do subprojeto teve início com uma seleção prévia dos cerca de 80 alunos que aderiram de forma voluntária ao projeto e com a aplicação de um questionário-diagnóstico sobre conceitos básicos de Astronomia. Posteriormente, tiveram início as oficinas práticas propriamente ditas. A partir dos conteúdos fornecidos pelos PCNEM (Ciências Naturais para o Ensino Médio) e dos conteúdos do “Caderno do Professor” (material com as propostas didático-pedagógicas proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo), foram elaboradas oficinas práticas usando material didático disponibilizado via Internet por diversos autores e professores. As oficinas de Astronomia começaram a partir de março de 2011. Até o presente momento, 3 oficinas já foram realizadas com os alunos das duas escolas participantes. São elas: “Escalas do Sistema Solar”, “Terra, Sol e Lua” e “Luz, Cor e Calor”, todas tendo a Astronomia como amálgama de conceitos multidisciplinares. Com a implementação do PIBID-UNIVAP, pretende-se que os alunos possam assimilar conteúdos físicos e astronômicos de forma mais eficiente, mas principalmente favorecendo uma aprendizagem mais significativa. Constituindo-se em uma ferramenta adicional na estratégia de transformar a atitude passiva dos alunos em protagonismo no processo de aprendizgem. E para tanto, a contextualização pela Astronomia tem se mostrado muito apropriada. Mesmo tendo um caráter essencialmente prático e lúdico, as oficinas propostas não deixam de priorizar a transmissão efetiva dos conceitos e conhecimentos relacionados à Física e à Astronomia. Com a execução das oficinas, os alunos percebem as aplicações de vários conceitos físicos no contexto de fenômenos astronômicos, além da sua conexão com fenômenos em outras áreas, favorecendo a percepção de que a Astronomia é uma ferramenta útil e indispensável para interpretar e compreender diversos fenômenos do cotidiano. Ressalta-se que o projeto está ainda em fase inicial, mas já é possível constatar que vem contribuindo para despertar o interesse dos alunos pela Astronomia, Física, e ciências de uma maneira geral e vem, portanto, se consolidando como uma estratégia complementar no processo de ensino/aprendizagem.

Arquivo do Trabalho:

SNEA2011_TCP45