I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ENSINO DE ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES (CP42)

Autores:

Dayane Mayra Bindaco Repossi, Érika Milena de Souza, Felipe Cypriano Sabino e Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves

Palavras-chave:

ensino de astronia, crianças com altas habilidades, cedet, espaço não formal

O presente artigo fala sobre a interação desenvolvida entre os estagiários (planetaristas) do Planetário de Vitória e os alunos do Centro Educacional CEDET – Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento. O CEDET é conhecido por agrupar alunos com altas habilidades a serem desenvolvidas em áreas específicas do conhecimento, de acordo com o interesse do aluno de altas habilidades. Visto que alguns alunos do CEDET da cidade de Vitória (ES) se interessam pela astronomia e sendo o Planetário de Vitória um espaço apropriado para a difusão de tal conhecimento, o presente artigo relata como alguns conhecimentos sobre astronomia são trabalhados com alunos do CEDET.

Os estagiários do Planetário de Vitória, através de atividades lúdicas, buscam despertar ou, melhor dizendo, intensificar o interesse dos alunos do CEDET pela astronomia. Para atingir este objetivo vários recursos são utilizados – desde oficinas até o uso de programas de computador – para uma melhor assimilação do conteúdo pelos alunos. O desafio no desenvolvimento dessas atividades é justamente o público para o qual elas se destinam, ou seja, crianças com muita vontade de conhecer mais sobre astronomia e que, não raro, já trazem conhecimentos sobre o assunto.

Além da preocupação acima retratada, uma outra se faz presente: a de promover, quando possível, tarefas a serem executadas em grupo pelas crianças. Estas tarefas visam às práticas de cooperação e solidariedade na construção do saber em astronomia, qualidades essenciais no trabalho com crianças com altas habilidades. Assim, uma rede de relacionamentos é tecida entre planetaristas e alunos do CEDET. Por esta rede existe uma troca constante de experiências e conhecimentos, pois no contato entre estagiários e alunos novos instrumentos na formação do saber em astronomia são utilizados – instrumentos que são forjados com aquilo que ambos os lados ( estagiários e crianças com altas habilidades) carregam consigo em suas vivências.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCP42