I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA PARA PROFESSORES DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO DO OESTE CATARINENSE (CP25)

Autores:

Daniel Iunes Raimann (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)

Palavras-chave:

astronomia, astronáutica, formação de professores, extensão univeristária

Atualmente, a astronomia está presente essencialmente na disciplina de ciências, conforme indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Entretanto, os próprios PCNs sinalizam que a astronomia trata de temas interdisciplinares e integradores, que devem ser trabalhados pela física, química, biologia, história e geografia no ensino médio. Em geral, os cursos de licenciatura não oferecem uma formação específica nesta área, fazendo com que os professores tenham que buscar diversas fontes de formação complementares. Com relação a astronáutica, a realidade não é diferente. Apesar do Brasil ter uma programa espacial há várias décadas, há pouco tempo estes temas deixaram de ser discutidos exclusivamente entre seus pesquisadores e passaram a integrar propostas de ensino a serem trabalhadas por professores e estudantes. Aos poucos a população brasileira percebe sua importância e as crianças e jovens apresentam uma curiosidade crescente. Nesse sentido, é importante destacar a Missão Centenário, quando em 2006, o primeiro astronauta brasileiro foi ao espaço, com o objetivo de realizar uma série de experimentos na Estação Espacial Internacional, dois dos quais planejados por professores e estudantes. Quando propomos cursos de formação nas áreas de astronomia e astronáutica para professores dos ensinos fundamental e médio da região oeste de Santa Catarina, temos como objetivos destacar a importância destas áreas, preencher uma grande lacuna na formação dos professores e propor novas metodologias e tecnologias para se construir o conhecimento científico de forma investigativa. De 2007 a 2010 foram realizados quatro cursos de formação na área de astronomia e um na área de astronáutica para professores de ciências, física, química, biologia, matemática, geografia e história, de escolas públicas estaduais. Nos cursos de astronomia foram trabalhados os tópicos: história da astronomia, observação do céu, formação do sistema solar, planetologia comparada, leis físicas que regem o movimento dos planetas, sistemas de coordenadas astronômicas, constelações, Sol, estrelas, aglomerados de estrelas, Via Láctea, galáxias e universo. Os participantes do curso realizaram também uma série de atividades entre os encontros, de pesquisa e de ensino de astronomia em sala de aula. Com o auxílio de um telescópio, foram identificados e observados planetas, estrelas, nebulosas e aglomerados de estrelas. No curso de astronáutica foram trabalhados os tópicos: exploração do espaço, programa espacial brasileiro, satélites e plataformas espaciais, veículos lançadores de satélites, sensoriamento remoto, meteorologia, sistema de posicionamento global e ensino de astronáutica em sala de aula. Os participantes do curso realizaram uma série de atividades entre os encontros, de pesquisa e de ensino de astronáutica em sala de aula. Um dos destaques do curso ficou por conta da montagem que os cursistas realizaram junto a seus alunos de foguetes didáticos com garrafas PET, propiciando que os mesmos participassem da Olimpíada Brasileira de Foguetes de 2009. Com a realização destes cursos, oferecemos aos professores uma oportunidade impar de formação e um espaço de discussão privilegiado. Percebemos nos professores uma motivação crescente em propor e organizar junto aos estudantes a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, bem como na Olimpíada Brasileira de Foguetes.