I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

PROPOSTA DE UM ENSINO CRÍTICO DA ASTRONOMIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO (CP24)

Autores:

Cláudio Henrique da Silva Teixeira (Centro de Ciências da UFJF e C.A. João XXIII)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Formação de Professores

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de astronomia com enfoque no ensino crítico do tema, voltado para a formação de professores. Iniciamos com a apresentação da atual situação do ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de alguns trabalhos. O tema Astronomia há muito tempo está presente de alguma maneira nos programas ou livros didáticos ao longo das reformas curriculares no país. Os conteúdos de Astronomia em Ciências e Geografia estão presentes no eixo temático “Terra e Universo”, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, e deve atender ao objetivo de formar o cidadão crítico, capaz de questionar, analisar, interpretar e tomar decisões no âmbito científico e tecnológico.

Para a realização do trabalho colocamos em questão o fato de que os professores, muitas vezes, carecem de formação básica e de conteúdos mínimos em relação ao ensino de temas ligados à Astronomia. A grande maioria dos professores de Ciências e Geografia não teve, na grade curricular de seus respectivos cursos, disciplinas que ofertassem bases científicas e práticas para o desenvolvimento da Astronomia. Sendo assim, o oferecimento de cursos de formação de professores em astronomia não só é necessário, como também seu enfoque não pode se restringir apenas aos conteúdos somente, mas também deve haver uma discussão sobre as questões políticas, sociais e científicas da astronomia e astronáutica.

Como objeto de estudo será utilizado “O Curso de Astronomia para Professores do Ensino Básico – Uma Visão Crítica” ministrado atualmente no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora. Este curso conta atualmente com quinze professores e graduandos de áreas afins e terá duas versões para 2011, subsidiado pela CAPES através do Programa Novos Talentos. Portanto, o momento atual é de adaptação e preparação para um trabalho mais profundo no próximo ano.

Arquivo do Trabalho:

SNEA2011_TCP24_0