I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO (CP22)

Autores:

Juniara Lopes Versieux (GAIA PUC-MINAS), Márcia Saturnino Santos (GAIA PUC-MINAS), Peter Leroy Faria (GAIA PUC-MINAS)

Desde sua inserção nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1999), o ensino de Física Moderna e Contemporânea tem sido cada vez mais um desafio para a Educação em nosso país. Nos livros didáticos do século XX e ainda no século XXI esse tema é encontrado apenas em breves referencias dando-se pouca ênfase aos conteúdos de Relatividade dificultando a aprendizagem dos alunos nos conteúdos relacionados a esse tema. Neste projeto pretendemos avaliar o conhecimento prévio com relação à  Relatividade restrita no Ensino Médio. Para isso pesquisamos duas turmas de 3º ano de Escolas públicas estaduais de Belo Horizonte.  Apresentamos resultados parciais com o objetivo de propor uma aula de Relatividade básica com uma didática apropriada para esses estudantes.
A importância do ensino deste tema se justifica na necessidade de flexibilização dos conceitos de tempo e espaço, de modo a facilitar a compreensão do nosso universo como um sistema integrado e ao mesmo tempo dependente das condições de movimento.
O ensino da Relatividade faz parte da bandeira que apóia a divulgação da ciência, para que todos tenham acesso às novas idéias da Física abrindo um leque de novas teorias e experimentos modernos e tecnológicos. Estes só foram possíveis de ser construídos ao longo do desenvolvimento da humanidade com a criação de ferramentas cada vez mais precisas que nos permitiram observar desde o macro (estrelas e galáxias) até o micro no mundo das nano partículas.  A disseminação da Física de uma maneira simples e de fácil compreensão desperta o interesse dos alunos pela ciência aproximando-os da busca pelo conhecimento com o intuito de desenvolver estudantes críticos e conscientes de seus atos, principalmente diante do aprendizado das teorias relacionadas à natureza que apela por cuidado e preservação. A Teoria da Relatividade possui dois ramos de estudo, a Relatividade Geral e a Relatividade Restrita, sendo esta última abordada nesse trabalho.
Para verificar o conhecimento prévio dos alunos referente ao conteúdo citado utilizamos mapas conceituais que segundo Moreira e Rosa (1986) são meios instrucionais que podem ser usados tanto na análise e organização do conteúdo, como no ensino e na avaliação da aprendizagem.
Resultados detalhados serão apresentados durante o Simpósio.
A maior parte das teorias inseridas no contexto da Relatividade exigem cálculos complexos para o nível de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, assim sugerimos o ensino deste conteúdo através das Transformações de Lorentz no qual utilizamos apenas o Teorema de Pitágoras para deduzir as fórmulas que nos levam à Dilatação do Tempo.