I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ENSINO DE FÍSICA COM O AUXÍLIO DE MAPAS CONCEITUAIS: À GUISA DE MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL (CP18)

Autores:

Tamila Marques Silveira (UEFS/UFBA) e Milton Souza Ribeiro Miltão (UEFS)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Mapas Conceituais, Aprendizagem Significativa, Ensino de Física

Levar a Física aos estudantes de qualquer nível de escolaridade, com motivação, tem sido algo bastante desafiador no campo educacional. O nível fundamental, por exemplo, é uma etapa de ensino que possibilita uma maior mediação com os educandos, e onde é apresentado, pela primeira vez aos estudantes, a Física como uma disciplina indispensável para estudar os fenômenos da natureza. Assim, com o intuito de motivar os estudantes do ensino fundamental, em particular o 9º ano, a conhecerem e se interessarem pelos estudos dos fenômenos físicos utilizamos o recurso dos mapas conceituais e conceitos de Astronomia. Os mapas conceituais são “uma ferramenta de organizar e representar o conhecimento” e tem por base a Psicologia Cognitiva de David Ausubel na qual estabelece, como idéia fundamental, a aprendizagem que ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do estudante. Para tanto, neste trabalho foi criado um esquema conceitual que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos, imagens coloridas e figuras (denominados por nós mapas conceituais animados), para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Essa motivação permitiu que os estudantes pudessem construir seus próprios mapas e estabelecer relações entre as teorias físicas e a Astronomia com significatividade. Ou seja, vale ressaltar que neste trabalho foi essencial mostrar analogias/comparações com o cotidiano, para que os conceitos físicos e em particular os astronômicos fizessem sentido para os estudantes. A aplicação desse trabalho foi feita no ano de 2009 em duas escolas (uma na rede privada e outra na rede pública estadual) do município de Feira de Santana-Ba com resultados positivos.

Arquivo do Trabalho: 

SNEA2011_TCP18