I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA: POLUIÇÃO LUMINOSA COMO TEMA (CP17)

Autores:

Fabiana Andrade de Oliveira (UFMS), Rodolfo Langhi (UFMS)

Palavras-chave:

Abordagem Temática, Ensino de Astronomia, Poluição Luminosa

Este trabalho apresenta a elaboração de uma proposta de reconfiguração do ensino de Física na perspectiva da Abordagem Temática, cujo ensino é estruturado por meio de um tema, permitindo a contextualização e promovendo a interdisciplinaridade. A elaboração de um programa de ensino em que os temas assumem o papel de objetos de estudos é umas das premissas da abordagem temática. A abordagem temática propõe que o tema escolhido represente um problema para o individuo. Este é motivado a refletir criticamente sobre a sua realidade e buscar por respostas, o que não é possível em uma abordagem conteudista. Outro aspecto importante é que o tema, como ponto de partida do ensino, possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades dentre as quais a interdisciplinaridade e a contextualização social do ensino. Busca-se então desenvolver uma proposta que contemple a interdisciplinaridade, em que diferentes áreas do conhecimento se relacionam de forma a reconstruir o objeto de estudo e também a contextualização da Física de forma que torne o objeto de estudo mais significativo. A astronomia é uma das áreas do conhecimento que permite não só a contextualização de conceitos de Física, mas também a interdisciplinaridade, o que justifica a escolha deste tema no presente estudo. Dessa forma, a escolha de um tema relacionado à Astronomia é justificada não somente por essa ciência que está longe do cenário escolar, mas também por ser uma área extremamente interdisciplinar e de caráter motivador. O Tema contemplado nesta pesquisa foi a poluição luminosa, uma vez que existem problemáticas ambientais e de saúde envolvidas nesta questão, além de representar um problema para astrônomos, os amadores e os profissionais em seus observatórios. Objetiva-se elaborar uma proposta baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, o qual consiste em três etapas: problematização: apresenta-se um desafio ao aluno a fim de expor sobre o que está pensando sobre as situações reais; organização do conhecimento: sob mediação do professor, estudam-se sistematicamente os conhecimentos necessários para a compreensão dos temas e da problematização inicial; aplicação do conhecimento: aborda-se sistematicamente o conteúdo que já vem sendo incorporado pelo aluno, para analisar situações e interpretar tanto situações iniciais que determinaram seu estudo como outras situações diferentes que podem ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. Esta proposta terá como alvo uma amostra de alunos em uma turma de Ensino Médio com carga horária de seis horas aula, segundo a fundamentação apresentada, buscando abordagem do tópico “astronomia observacional”, visando o tema “poluição luminosa”. Os dados desta intervenção serão registrados por meio da filmagem das aulas, investigando-se os aspectos da interdisciplinaridade e de conscientização social que podem ser promovidos nesta perspectiva, mediante a utilização da Análise Textual Discursiva.

Arquivo do Trabalho:

SNEA2011_TCP17