I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PROBLEMATIZADORAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CP13)

Autores:

Mariana Ferreira de Deus (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação) e Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação/UFU)

Palavras-chave:

Histórias Problematizadoras, Ensino de Astronomia, Estratégias de Aprendizado

Esta pesquisa deriva das atividades de estágio e de docência desenvolvidas ao longo de minha formação inicial, das quais pude observar e acompanhar turmas da educação infantil. Observei alunos em rotinas diárias e notei comportamentos diferentes, principalmente durante as contações de histórias, que se constituíam em momentos descontraídos em que as crianças saiam recontando as histórias ouvidas. Presenciei, também, discussões sobre a questão curricular desta modalidade de ensino, a qual toma por base os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que orienta o trabalho docente a partir de Eixos Temáticos ou Âmbitos de Experiência denominados Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, rompendo com as estruturas de conteúdos fragmentados em disciplinas conforme é estabelecido para o Ensino Fundamental. Desta forma, percebi muitas vezes, professores se questionarem sobre o que exatamente deveriam ensinar seus alunos. Além disso, a partir de leituras sobre o ensino de Astronomia, pude compreender que recentemente ela tem chamado a atenção das pessoas devido às novas descobertas realizadas pela ciência, o que, consequentemente, tem mudado a história científica e a importância da Astronomia no conhecimento popular. Seu ensino é concentrado em documentos nacionais, estaduais e até mesmo municipais, todavia, muito pouco se tem avançado nesse ponto, especialmente no que tange à Educação Infantil, muitas das vezes com a justificativa de ser um conhecimento difícil de ser ensinado e compreendido pelos pequenos.         Desta forma, o problema de pesquisa aqui apresentado será analisado a partir da contação de histórias problematizadoras às crianças inseridas na Educação Infantil, e utilizaremos como instrumento para a construção dos dados o que denominamos como grafismo-comentado, pois cada aluno deverá desenhar o que compreendeu da história em seguida descrever o que foi desenhado, portanto, como material de análise utilizaremos a fala ou comentário da criança sobre sua produção, sem o intuito de analisar propriamente dito o grafismo infantil. A partir da perspectiva histórico-cultural os objetivos são verificar de que maneira as situações-problema se constituem como meio para desenvolvimento da linguagem das crianças, de que maneira as HP’s se constituem como recurso metodológico na Educação Infantil e principalmente, verificar quais são as estratégias que as crianças utilizam para melhor compreender e tentar solucionar as situações propostas pelas contações de histórias. É importante ressaltar que este trabalho se constitui como uma pesquisa inicial, parte do desenvolvimento primeiro da dissertação de mestrado.