I SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

RESSONÂNCIA DOS PÊNDULOS AOS ASTERÓIDES (CP11)

Autores:

Josiane A. da Silva (IFSP), Cátia F. Gama (EE Walfredo Arantes Caldas) e Marcelo P. Allen (IFSP)

Palavras-chave:

ressonância, asteróides, ensino médio

“Dentro do projeto do PIBID da Licenciatura em Física do campus São Paulo do IFSP, desenvolveu-se uma sequência de atividades com turmas do 2º ano do Ensino Médio em escola pública estadual, visando ao reconhecimento da presença de fenômenos físicos semelhantes em situações diferentes, no caso, abordando o conceito de ressonância, nos pêndulos e na organização do cinturão de asteróides. A sequência inicia-se com uma atividade prática com pêndulos acoplados, passa a uma explanação sobre como a ressonância gravitacional influencia as órbitas dos asteróides, e termina com uma pesquisa por parte dos alunos sobre outras situações onde a ressonância está presente e é importante.

Pode-se perceber que os alunos enfrentaram suas dificuldades com relação a esse conceito, quase completamente desconhecido por eles, e que conseguiram reconhecer o fenômeno, ainda que de forma pouco clara, em outras situações. Consideramos que a Astronomia tem o potencial para, simultaneamente, despertar interesse no estudante, e promover integração entre situações diferentes, onde os mesmos elementos conceituais estejam presentes. Isso ocorre devido á vastidão do tema geral “Astronomia” e à riqueza de fenômenos que podem ser associados a ele.”